‘O BARULHO DA NOITE’ começa a ser rodado no Tocantins

DIRIGIDO POR EVA PEREIRA, ‘O BARULHO DA NOITE’ COMEÇA A SER RODADO NO TOCANTINS

Produzido pela MZN Filmes em coprodução com a Bananeira Filmes, de Vania Catani, o filme é estrelado por Marcos Palmeira e Emanuelle Araújo

Foto: Emerson Silva

O BARULHO DA NOITE”, dirigido por Eva Pereira e com produção da MZN Filmes, em coprodução com a Bananeira Filmes, começou a ser filmado esta semana no Tocantins. Estrelado por Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Alice Santana, Ana Alice Dias, Mercês Campelo e Wetemberg Nunes, o filme conta o drama de Maria Luíza, uma menina de sete anos que é a primeira a perceber que sua família está por um fio quando descobre que a mãe está apaixonada pelo sobrinho.

Após sete anos de pesquisa, o filme coloca os holofotes nas crianças, para falar sobre abuso infantil, um tema difícil e espinhoso. “Apesar de recentemente começar a ser discutido de forma mais calorosa nas redes sociais e na mídia, no dia a dia, esse tema continua velado, pairando como uma sombra de um mal recorrente em universos distintos, extrapolando privilégios econômicos, sociais e culturais”, diz a diretora.

Em “O BARULHO DA NOITE” o olhar de Maria Luíza é o esconderijo de tudo que ela cala, da dor silenciada, da denúncia, do pedido mudo de socorro contra os abusos que sofre, dos seus anseios e medos. Após o avanço de três anos no tempo, Maria Luíza perderá brutalmente sua inocência, e o olhar de Ritinha, a irmã mais nova e sua cúmplice na história.

Sobre a dolorosa e extensa pesquisa para o filme, Eva Pereira, completa: “foi possível identificar logo no início das pesquisas que fizemos para o filme, mais de um elo entre todas as vítimas. Além da violência sofrida, compartilhavam o silêncio absoluto. É como se ele fosse parte do ritual. Ainda, uma assustadora indiferença por parte de algumas mães, fruto da conivência em algumas situações e impotência em outras, em um misto de cumplicidade e dor, que desestrutura, maltrata, e viola”.

Formam a equipe de “O BARULHO DA NOITE”, o fotografo Fabricio Tadeu, a diretora de arte, Karen Araújo, figurino por Rô Nascimento. O filme é produzido por Márcio Mazaron, Eva Pereira e Vânia Catani, com recursos do Fundo Setorial Prodecine 1, é produzido pela MZN Filmes em coprodução com a Bananeira Filmes, tem previsão de lançamento para 2019,  com distribuição da ArtHouse.

Sinopse:

Maria Luíza, de sete anos, é a filha mais velha do casal Agenor e Sônia. A menina será a primeira a perceber que sua família está por um fio e perderá o riso e a leveza de criança, quando descobrir a paixão da mãe pelo ajudante de roça do pai. Através do seu olhar triste e atento, acompanharemos sua família se desfazer pelo desencontro de sonhos e objetivos do casal e a chegada anunciada de um intruso.

Ficha Técnica:

O BARULHO DA NOITE
Direção e Roteiro: Eva Pereira
Elenco: Emanuelle Araújo, Marcos Palmeira, Patrick Sampaio, Anna Alice Dias, Alícia Santana. Participação Especial: Tonico Pereira, Wertemberg Nunes, Mercês Campelo, Antista do Acordeon, Mayumi Matuoca.
Fotografia: Fabricio Tadeu
Diretora de arte: Karen Araújo
Figurino: Rô Nascimento
Produção: Márcio Mazaron, Eva Pereira e Vânia Catani
Produtoras: MZN filmes em coprodução com Cunhã Porã Filmes e Bananeira Filmes

Sobre a Diretora

Eva Pereira, considerada uma das mais atuantes profissionais do audiovisual Tocantinense e Região Norte. Com 18 anos de experiência no segmento Audiovisual, atuou por 10 anos na área de produção, roteiro e direção de filmes publicitários, institucionais e programas políticos. Em 2000 entrou para equipe de produtores do projeto Cinema BR em Movimento, onde permaneceu por 07 anos trabalhando na difusão de filmes brasileiros e formação de plateia no Tocantins. Em 2007/2008 integrou equipe de produção local da minissérie "ALICE" produzida pela Gullane Filmes e exibida pela HBO,. No mesmo ano, foi premiada no edital de desenvolvimento de roteiros de Longa Metragem do Ministério da Cultura, com o argumento do filme “ O OUTRO LADO”. Em 2010, escreveu e dirigiu o Longa documentário “PEDIDO DE FOLIÃO, em 2011 foi premiada no edital Cacá Diegues Secult-TO com desenvolvimento de roteiro de Longa Metragem “ SONHOS DE AGROVILA”, em 2013 foi premiada novamente no mesmo edital com o argumento do Longa “ACERTO DE CONTAS”, 2014 integrou a produção tocantinense coletiva do Longa Metragem de Ficção “ PALMAS, EU GOSTO DE TU” onde assina roteiro e direção do último episódio, também em 2014 foi premiada no edital de dramaturgia da Funarte, com o texto teatral "SINA&SONHO DE CAMPONESA". Em 2015, para Bioma produções - DF, coordenou a produção do filme institucional” BRASIL, ALIMENTANDO O MUNDO”, que representou o Brasil na EXPO MILÃO 2015, também em 2015, foi contemplada no edital Curta Afirmativo do MINC com o curta “ COTINHA DA VILA” que assina roteiro e direção, e ainda, conseguiu inserir o Tocantins no programa Brasil de Todas as Telas da Ancine, quando nesse mesmo ano, trouxe para o estado o primeiro Prodav 08, sendo contemplada no edital de produção de conteúdos para Tvs Públicas PRODAV/08, com a minissérie de 13 episódios “FELIZ FORCA NOVA " título provisório que cedeu lugar ao título definitivo " O MISTÉRIO DE NHEMYRÕ," em que assina roteiro, direção e terá estreia nacional em mais de 200 canais em Junho de 2018. Em 2017, foi a vez de trazer para o Tocantins o primeiro Prodecine 01, sendo contemplada com o projeto do Longa Metragem “ O BARULHO DA NOITE”, em que assina Roteiro e direção.

Também em 2017, Eva Pereira integrou a coordenação de produção da novela global " O OUTRO L ADO DO PARAÍSO". A empresa EVA P. DA SILVA EIRELI ME (Cunhã Porã Filmes) nasceu da necessidade de sua sócia/proprietária de ampliar sua área de atuação e contribuir de forma mais efusiva e direta com o desenvolvimento do Audiovisual no Tocantins. Por essa razão, empresa já foi constituída em plena atividade e com projetos em execução. De abril a Junho de 2016, fez a produção de casting local do Longa Metragem " O Nome da Morte", produzido pela TV Zero e dirigido por Henrique Goldman, ainda em Novembro de 2016, teve o projeto de uma série sua "À MARGEM DA ESTRADA" selecionada pela TV RECORD nas rodadas de negócios da TELAS FORUM 2016 (Um dos maiores eventos de conteúdos para TV da América latina). Em 2017, teve dois projetos selecionados para as rodadas de negócios do Riocontent. Atualmente, Eva se dedica as produções dos filmes: COTINHA DA VILA e o BARULHO DA NOITE.

MZN FILMES

Há 5 anos no mercado, a MZN Filmes é a mais completa produtora audiovisual independente do Estado do Tocantins, o produtor Márcio Mazaron e seu irmão Diego Mazaron, oferecem produção, pós-produção e criação de conteúdo para Cinema, Publicidade, TV, Branded Content, e Digital. Somos uma equipe de profissionais de Comunicação que compartilha com nossos clientes – Agências, emissoras de TV, clientes privados – nosso conhecimento e vontade de fazer o melhor. Para nós e para quem nos contrata

BANANEIRA FILMES

Criada em 2000 pela produtora Vania Catani, a Bananeira Filmes é uma das mais prestigiadas produtoras de cinema no Brasil, e tem como característica principal o investimento em produções independentes de notória qualidade artística. Somadas, suas produções já foram exibidas em 403 festivais em 48 países e receberam mais de 188 prêmios. Ao longo destes anos, destacam-se A festa da menina morta, de Matheus Nachtergaele, selecionado para a Mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2008, e a bem sucedida parceria com o ator e diretor Selton Mello, que começou com Feliz Natal e se repetiu com O Palhaço, que levou mais de 1,5 milhão de pessoas ao cinema e foi escolhido para representar o Brasil na por uma vaga no Oscar® de Melhor Filme Estrangeiro. A última parceria entre diretor e produtora é o longa O filme da minha vida, inspirado na obra Um pai de Cinema do escritor chileno Antônio Skármeta. As suas mais recentes coproduções La playa, El Ardor e Jauja tiveram estreia internacional no Festival de Cannes.

A produtora investiu ainda especialmente na produção delongas de diretores estreantes como Anita Rocha da Silveira, com Mate-me Por Favor (estreia internacional no Festival de Veneza 2016), Redemoinho, de José Luiz Villamarim e Deserto, de Guilherme Weber e Serial Kelly, de Rene Guerra. A coprodução Zama, de Lucrécia Martel, teve sua premiére internacional no Festival de Veneza 2017. Vania Catani iniciou sua carreira no final da década de 80 com o vídeo independente, ao lado de uma nova geração de realizadores que surgiu em Belo Horizonte. Trabalhou como produtora de TV e com o Forumbhzvideo – Festival de Vídeo e Arte Eletrônica, esteve em contato com o melhor da Vídeo-Arte mundial. A partir da segunda metade da década de 90, com a chamada Retomada do Cinema Brasileiro, voltou-se para a produção cinematográfica, sempre mantendo um interesse particular pelo mercado independente. Em 1997, produziu a série de TV Os Nomes do Rosa e o longa Outras Estórias, ambos dirigidos por Pedro Bial. Integra desde 2018 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Em 2000, já instalada no Rio de Janeiro, fundou a BANANEIRA FILMES, produtora independente que desenvolve, produz e lança projetos ousados e de grande qualidade artística.