COPRODUÇÃO ENTRE ARGENTINA E BRASIL, BREVE HISTÓRIA DO PLANETA VERDE ESTREIA EM DEZEMBRO
Premiado no Festival de Berlim com o Teddy Award e no BAFICI, road movie celebra a diversidade
Sinopse
Levemente surpresa e relativamente despreocupada com a descoberta de que sua avó passou os últimos anos de vida como cuidadora de um alienígena roxo de olhos pretos, Tania, uma mulher trans, embarca com seus amigos numa jornada por uma pequena cidade argentina. Juntos vão enfrentar seus próprios vazios emocionais ao tentar levar a criatura de volta ao local de origem.
Ficha Técnica
Direção: Santiago Loza
Roteiro: Santiago Loza
Elenco: Romina Escobar (Tania), Paula Grinszpan (Daniela), Luis Soda (Pedro)
Direção de Fotografia: Eduardo Crespo
Edição: Loli Moriconi, Iair Attias
Desenho de som: Tiago Bello
Trilha sonora: Diego Vainer
Som: Nahuel Palenque
Direção de arte: Fernanda Chali
Figurino: Victoria Luchino
Assistência de direção: Lionel Braverman
Produção: Constanza Sanz Palacios
Produção executiva: Constanza Sanz Palacios, Luana Melgaço
Produção associada: Diego Dubcovsky, Eduardo Crespo
Coprodutores: Paulo de Carvalho, Gudula Meinzolt, Luana Melgaço
País: Argentina, Brasil
Ano: 2019
Duração: 75 min.
Combinando elementos fantásticos e do road movie argentino, BREVE HISTÓRIA DO PLANETA VERDE, de Santiago Loza, chega aos cinemas brasleiros em dezembro, com distribuição da Embaúba Filmes, e coprodução da brasileira Anavilhana. No Festival de Berlim, o longa recebeu o Teddy Award, conferido a filmes com temática LGBTQIAP+, além do Readers Award.
BREVE HISTÓRIA DO PLANETA VERDE será lançado no Brasil pela Embaúba filmes.
Sobre Santiago Loza
Santiago Loza (Argentina, 1971) é diretor e roteirista. Já realizou nove longas, dos quais Breve História do Planeta Verde (Teddy Award de Melhor Filme, Berlinale 2019), Extraño (Tiger Award, IFF Rotterdam 2003), La Invención de la Carne (Locarno FF 2009), Los Labios (Cannes FF – Un Certain Regard – Best Actress 2010) e La Paz (Forum Berlinale, 2013) são os mais relevantes. Em 2016 foi convidado para ser Júri da Cinefondation no Festival de Cannes.
Sobre a Anavilhana
A Anavilhana surgiu do encontro entre Clarissa Campolina, Luana Melgaço e Marília Rocha. Fundada em 2005, a produtora reúne mais de 20 anos de experiência de suas sócias, com o desejo de articular pesquisa, formação, produção e criação audiovisual.
Desenvolvemos projetos das nossas integrantes e parcerias com diretoras e diretores independentes, produções associadas e co-produções dentro e fora do Brasil. Nosso trabalho é norteado pela criação de desenhos de produção mais adequados a cada novo projeto, pelas trocas com outras produtoras e realizadores, e pelo investimento na pesquisa de linguagem. Tudo isso desde sua origem, quando as três sócias integraram o grupo Teia (www.teia.art.br).
Até o momento, a Anavilhana lançou mais de 30 obras audiovisuais, com ampla participação no mercado de cinema autoral: curtas e longas-metragens, instalações, séries de TV e teatro. Teve trabalhos oficialmente selecionados e premiados festivais nacionais como: É Tudo Verdade, Festival de Brasília, Festival do Rio, Mostra de Tiradentes; em festivais internacionais: Berlinale, Veneza, Toronto, San Sebastian,Locarno, Roterdã, Visions du Réel, DocLisboa; e em museus de arte do mundo: Centre Georges Pompidou, MoMA, Inhotim. Suas produções também estiveram destacadamente presentes no circuito comercial de cinema e em plataformas de streaming no Brasil e no exterior.
E para quem se pergunta o que significa Anavilhana, explicamos: o arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores do mundo, situa-se no Rio Negro, na região amazônica. Este conjunto de ilhas fluviais inspirou a escolha do nome da produtora, ao entendermos que um arquipélago só se faz na autonomia de suas ilhas e na união de todas elas.
Sobre a Embaúba Filmes
A Embaúba Filmes é uma distribuidora especializada em cinema brasileiro, criada em 2018 e sediada em Belo Horizonte. Seu objetivo é contribuir para a maior circulação de obras autorais brasileiras. Ela busca se diferenciar pela qualidade de seu catálogo, que já conta com mais de 40 títulos, em pouco mais de 4 anos de atuação, apostando em filmes de grande relevância cultural e política. A empresa atua também com a exibição de filmes pela internet, por meio da plataforma Embaúba Play, que exibe não apenas seus próprios lançamentos, como também obras de outras distribuidoras e contratadas diretamente com produtores, contando hoje com mais de 500 títulos em seu acervo, dentre curtas, médias e longas-metragens do cinema brasileiro contemporâneo.