Os Mamíferos foram a maior expressão da música brasileira da qual você jamais ouviu falar
Sinopse
45 anos após a dissolução da banda Os Mamíferos, Marco Antônio, Afonso e Mario Ruy vivem um cotidiano simples. Em meio as luzes da cidade, recordam suas glórias e fracassos e ajudam a recuperar um fragmento fundamental da música popular brasileira.
Ficha Técnica
Direção E Roteiro: André Félix
Produção e Produção Executiva: Carlos Dalla, Murilo Abreu, Vitor Graize e André Félix
Direção de Fotografia: William Sossai
Montagem: Luiz Pretti
Som Direto e Edição de Som: Hugo Reis
Elenco principal: Afonso Abreu, Marco Antônio Grijó e Mario Ruy
Empresas produtoras: Clareia, Pique-Bandeira Filmes e Serena
Distribuição: Pique-Bandeira Filmes
Duração: 83 minutos
Gênero: Documentário
Ano: 2018
Classificação Indicativa: 12 anos
https://www.facebook.com/ddmofilme
https://www.facebook.com/piquebandeirafilmes
FESTIVAIS
· 36° Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay
· VII Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
· IV Pirenópolis DOC - Festival de Documentário Brasileiro de Pirenópolis
· 25° Festival de Cinema de Vitória
· 22° Festival do Filme Documentário e Etnográfico Fórum de Antropologia e Cinema
· II BIS - Bienal Internacional do Cinema Sonoro
· 12° Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul
· III Mostra Sesc de Cinema
Sobre o Diretor
André Félix é diretor e roteirista. Diante dos meus olhos é seu primeiro longa-metragem. Anteriormente, foi co-roteirista de Entreturnos, de Edson Ferreira e dirigiu os curtas-metragens A Cor do Fogo e A Cor da Cinza e Valentina. É mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e professor.
Projeto Aurora Gordon
Desde 2005, o projeto Aurora Gordon dedica-se a inserir no imaginário contemporâneo a pesquisa que realiza sobre a contracultura capixaba das décadas de 60 e 70. Faz isso a partir de um trabalho de investigação e criação em diferentes meios, envolvendo as linguagens da música, do cinema e da literatura, em suas relações com a dimensão do patrimônio, da antropologia e da arte. A banda “Os Mamíferos” é o eixo de atenção sobre o qual orbitam personagens e histórias que fizeram a vida cultural da cidade de Vitória pulsar em um dos períodos mais importantes e decisivos do século XX.
Até o momento, o projeto realizou a produção de dois álbuns musicais com releituras de composições inéditas ligadas à referida cena; o livro Os Mamíferos – Crônica Biográfica de uma Banda Insular, de autoria de Francisco Grijó; e o longa-documentário “Diante dos meus olhos”, também ligado à banda.
Empresas produtoras
A Clareia Produtora é uma empresa voltada para a realização de projetos autorais e consultoria nas áreas de música, cinema, culturas populares, artes cênicas e visuais.
A Serena é uma plataforma que opera no mercado da Música desde 2015 oferecendo serviços nas áreas de Produção, Planejamento e Conteúdo.
A Pique-Bandeira Filmes é uma produtora e distribuidora fundada em 2010 pelos cineastas Igor Pontini, Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize.
Distribuição
A Pique-Bandeira Filmes iniciou suas atividades de distribuição em 2016 com o lançamento comercial em cinema do filme Teobaldo Morto, Romeu Exilado. No ano seguinte, distribuiu seu segundo título com o apoio da Spcine: Com os Punhos Cerrados, produzido pela Alumbramento. Em 2018, lançou Arábia, em codistribuição com Embaúba Filmes. Em 2019 lança Diante dos Meus Olhos e já tem programado outros títulos para 2020.