‘TEMPORADA’, estreia dia 17 de Janeiro

‘TEMPORADA’, DE ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA, ESTREIA DIA 17 DE JANEIRO

Grande vencedor do Festival de Brasília é o lançamento de Janeiro da Sessão Vitrine Petrobras

SINOPSE

Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate às endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido, que também está prestes a se mudar para a cidade grande.

FICHA TÉCNICA

TEMPORADA (Long Way Home)
Direção e Roteiro: ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA
Elenco: GRACE PASSÔ, RUSSO APR, REJANE FARIA, HÉLIO RICARDO, JU ABREU, RENATO NOVAES, SINARA TELES e JANDERLANE SOUZA
Produção: ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA, GABRIEL MARTINS, MAURILIO MARTINS, THIAGO MACÊDO CORREIA
Produtor Executivo: THIAGO MACÊDO CORREIA
Diretora de Produção: MARCELLA JACQUES
Fotografia: WILSSA ESSER
Direção de Arte: DIOGO HAYASHI
Figurinos: RIMENNA PROCÓPIO
Som: TIAGO BELLO, MARCOS LOPES
Montagem: GABRIEL MARTINS
País: Brasil
Ano: 2018
Duração: 113 minutos.

SOBRE A SESSÃO VITRINE PETROBRAS
 
Cada filme da Sessão Vitrine Petrobras tem pelo menos uma sessão diária com horário fixo, nos mesmos cinemas de mais de 20 cidades. Os filmes ficam em cartaz por no mínimo duas semanas em cada cidade. A intenção é que uma programação mensal e um horário fixo tornem-se um referencial e criem um público cativo.

Em 2018, a Sessão Vitrine Petrobras está nas seguintes cidades: Rio Branco (Cine Teatro Recreio), Maceió (Cine Arte Pajuçara), Fortaleza (Cinema do Dragão), Brasília (Cine Brasília e Espaço Itaú de Cinema Brasília), Vitória (Sesc Gloria), Goiânia (Cine Cultura Goiânia e Lumiere Bouganville 5), São Luís (Cine Lume), João Pessoa (Cine Bangue), Recife (Cine São Luíz, FUNDAJ Cinema do Museu), Teresina (Cine Teresina), Curitiba (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba), Niterói (Cine Arte UFF), Rio de Janeiro (Espaço Itaú de Cinema Botafogo e Estação Net Rio), Manaus (Casarão de Ideias), Aracaju (Cine Vitória), São Paulo (Espaço Itaú de Cinema Augusta, Cinesystem Morumbi Town e CineArte), Palmas (Cine Cultura Palmas), Porto Alegre (Cine Bancários), Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha), Belo Horizonte (Cine Belas Artes, Cine 104), Santos (Cinespaço Miramar), Belém (Cine Líbero Luxardo) entre outras.

Serviço Sessão Vitrine Petrobras:
Os ingressos são vendidos a preço reduzido, através da bilheteria ou “Cartão Fidelidade SESSÃO VITRINE PETROBRAS”, que pode ser adquirido no site do projeto.
Valor máximo do ingresso: R$ 12(inteira) / R$ 6 (meia) – variando de acordo com a cidade.
 
FESTIVAIS - TEMPORADA
 
71° Festival de Locarno (Suiça) 2018
51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Brasília/Brasil) 2018 
42° Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (São Paulo/Brasil)  2018
XI Janela Internacional de Cinema do Recife (Refice/Brasil) 2018
XIV Panorama Internacional Coisa de Cinema (Salvador/Brasil) 2018
10° Semana de Cinema (Rio de Janeiro/Brasil) 2018
36° Torino Film Festival (Itália)  2018
40° Festival des 3 Continents Nantes (França) 2018
AFI Fest (EUA) 2018
Forum.doc (Belo Horizonte/Brasil) 2018
15º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema (Mato Groso do Sul/Brasil) 2018
Belfort Film Festival (França) 2018
Mostra Vitoria da Conquista (Bahia/Brasil) 2018
 
PRÊMIOS

Melhor Filme de longa-metragem pela mostra competitiva no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Melhor Atriz de longa-metragem pela mostra competitiva no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Grace Passô). 
Melhor Ator Coadjuvante de longa-metragem pela mostra competitiva no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Russo APR). 
Melhor Direção de Arte de longa-metragem pela mostra competitiva no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Diogo Hayashi). 
Melhor Direção de Fotografia de longa-metragem pela mostra competitiva no 51° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Wilssa Esser). 
Melhor Atriz no 36° Torino Filme Festival  (Grace Passô).
Melhor Longa Metragem pelo júri popular no Belfort Film Festival.
Prêmio João Carlos Sampaio de melhor filme no XI Janela Internacional de Cinema do Recife.
Menção honrosa do júri oficial para Grace Passô.
Menção Honrosa do júri do janela crítica no XI Janela Internacional de Cinema do Recife.
Prêmio Indie Lisboa na 10° Semana de Cinema.
Melhor Direção no 15º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema
Melhor Atriz no 15º Festival de Cinema do Vale do Ivinhema
 
SOBRE ANDRÉ NOVAIS
 
André Novais Oliveira é formado em História pela Puc-Minas e em Cinema pela Escola Livre de Cinema/BH. Dirigiu e escreveu os curtas Fantasmas, Domingo, Pouco mais de um mês e Quintal e os longas Ela volta na quinta e Temporada. Juntos seus filmes foram exibidos em dezenas de festivais como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Locarno, Rotterdam, Brasília e Tiradentes. Temporada ganhou os prêmios de melhor filme, melhor atriz, melhor ator coadjuvante, melhor direção de arte e fotografia no último festival de Brasília. Junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, faz parte da produtora mineira Filmes de Plástico.
 
SOBRE A FILMES DE PLÁSTICO
 
Criada em 2009, a Filmes de Plástico é uma produtora mineira, sediada em Belo Horizonte, formada pelos diretores André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e pelo produtor Thiago Macêdo Correia. É característica e interesse da produtora realizar obras de apelo popular, que retratem com fidelidade e respeito a vida na periferia e os personagens que habitam um universo que é visto de modo marginalizado. Sendo os três diretores naturais de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, fazer filmes sobre o bairro onde cresceram, as pessoas com quem convivem e a lógica sistemática deste “universo” das classes menos privilegiadas é como filmar o quintal da própria casa. E talvez por isso seja tão importante que estes filmes criem um diálogo forte entre quem os realiza e o público.
 
Juntos seus filmes já foram selecionados em mais de 200 festivais no Brasil e no mundo como a Quinzena dos realizadores em Cannes, Festival de Cinema de Locarno, Festival de Rotterdam, FID Marseille, Indie Lisboa, BAFICI, Festival de Cartagena, Los Angeles Brazillian Film Festival, Festival de Cinema de Brasília e Mostra de Cinema de Tiradentes, ganhando mais de 50 prêmios, como a Menção Especial do Júri na Quinzena dos Realizadores em Cannes e o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial na XI Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro e no XI Panorama Coisa de Cinema de Salvador.
 
Entre os próximos projetos da produtora estão os longas-metragens No Coração do Mundo, dirigido
Gabriel Martins e Maurilio Martins, em fase de pós-produção e com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2019; Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, em fase de produção e O Último Episódio, dirigido por Maurilio Martins e E os meus Olhos ficam sorrindo, dirigido por André Novais Oliveira, ambos com previsão de filmagem para 2020.
 
Fazem parte da obra da produtora Filmes de Plástico os curtas-metragens:
 
Contagem (2010), Quinze (2014), Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides e Rapsódia para o Homem Negro (2015), Fantasmas (2010), Pouco Mais de um Mês (2013), Constelações (2016), Filme de Sábado (2009), No Final do Mundo (2009), Pelos de Cachorro (2010), Domingo (2011), Mundo Incrível REMIX (2014), Quintal (2015) e Rapsódia para o Homem Negro (2015)
 
Fazem parte da obra da produtora Filmes de Plástico os longas-metragens: Ela Volta na Quinta (2014) e Temporada (2018)