Premiado no Festival de Vitória, ULTIMA CIDADE estreia nos cinemas em julho
Filme cearense se passa num nordeste distópico, e combina diversos gêneros cinematográficos para criticar o projeto neoliberal
Sinopse
João, montado no seu cavalo Cruzeiro, e na companhia de um andarilho chamado Tahiel, adentra uma grande cidade do nordeste brasileiro para enfrentar aquele que tomou suas terras e acabou com sua família.
Ficha Técnica:
Direção: Victor Furtado
Roteiro: Thiago Mendonça, Victor Furtado com colaborações de Pedro Diógenes, Laila Pas, Thais de Campos, Julio Adrião, Hector Briones.
Produção executiva: Amanda Pontes e Caroline Louise
Elenco: Julio Adrião, Hector Briones, Danilo Pinho, Yasmin Salvador, Cristina Costa, Liduina Costa, Maria do Carmo (Tchoca) e José Rufino (Pirrita)
Direção de produção: Laila Pas
Montagem: Ricardo Pretti
Fotografia: Victor De Melo
Direção de arte: Thais De Campos
Trilha sonora: Pedro Fonseca
Mixagem: Lucas Coelho De Carvalho
Som direto: Nicolas Hallet
Edição de som: Lucas Coelho De Carvalho
Cenografia: Thais De Campos
Figurino: Diogo Costa
Empresa produtora: Marrevolto Filmes
Duração: 70 min.
Diretor de curtas, como “Meu amigo Mineiro”, Victor Furtado estreia em longas com o premiado ÚLTIMA CIDADE, que tem como cenário um nordeste brasileiro mergulhado numa distopia, e como protagonista um homem que, ao lado de seu cavalo e um andarilho, busca enfrentar aquele que destruiu sua vida. A produção levou os troféus de Melhor Filme e Menção honrosa de Melhor Fotografia, no Festival de Cinema de Vitória do ano passado, e chega ao circuito comercial em julho, com distribuição da Marrevolto Filmes.
Sobre o diretor Victor Furtado
Victor Furtado é pesquisador e realizador de cinema. Formado pela Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza – Vila das Artes, trabalhou em muitos filmes e também atua em formação livre de cinema. Entre seus trabalhos estão os curtas “Raimundo dos Queijos” (2011), “Meu amigo Mineiro” (2013) e “Além da Jornada” (2019). “Última Cidade” é seu primeiro longa de Ficção.
Sobre a Marrevolto Filmes
A MARREVOLTO nasceu em 2016 reunindo a experiência de artistas que trabalham no audiovisual cearense há mais de 10 anos. Após uma bela e longa trajetória na produtora Alumbramento, seus integrantes reuniram o desejo de trabalhar a formação, pesquisa e produção audiovisual com foco no cinema independente que pensa de forma inventiva os métodos de produção, o diálogo com as outras linguagens e a relação com público. Além da produção de filmes, a equipe da MARREVOLTO tem vasta experiência em ações voltadas para a formação em audiovisual e na realização de mostras e cineclubes.
Entre os projetos da MARREVOLTO, destacam-se os longas-metragens INFERNINHO (2018), dirigido por Guto Parente e Pedro Diogenes, PAJEÚ (2020), dirigido por Pedro Diogenes e ÚLTIMA CIDADE dirigido por Victor Furtado, assim como os curtas-metragens OCEANO (2018), de Amanda Pontes e Michelline Helena, PONTE VELHA (2018), de Victor de Melo, ALÉM DA JORNADA (2018), de Gabriel Silveira e Victor Furtado e VISITA GUIADA (2017), de Victor Furtado. O programa de TV PORTO DRAGÃO SESSIONS e o curso de formação livre em audiovisual PASSADIANTE também são realizações da Marrevolto.
Em 2022 estamos finalizando os longas-metragens ENSAIO SOBRE ESTAR ALI, de Amanda Pontes e Michelline Helena e A FILHA DO PALHAÇO, de Pedro Diogenes, como também teremos a estreia de DESMONTE, curta realizado em parceria com o Grupo Bagaceira de Teatro.