'PORNÔ PARA INICIANTES’ É SELECIONADO PARA O FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO
Longa é coprodução Uruguai, Argentina e Brasil e tem distribuição da Pandora Filmes
SINOPSE
Montevidéu, 1980. Víctor é um aficionado de cinema que está vendendo sua câmera para poder se casar, quando um mafioso local o obriga a dirigir uma versão pornô de A Noiva de Frankenstein. Seu amigo Aníbal, funcionário de um videoclube obcecado por pornografia, o acompanha nessa tarefa. Tudo se complica quando Víctor se apaixona por sua protagonista, Ashley Cummings, uma estrela pornô internacional.
FICHA TÉCNICA
Direção: Carlos Ameglio
Roteiro: Leonel D’Agostino, Carlos Ameglio e Bruno Cancio
Produtora: Mariana Secco
Coprodutores: Ignacio Rey, Paula Cosenza e Denise Gomes
Direção de fotografia: Diego Rosenblatt
Direção de arte: Costanza Giordano
Figurino: Ruth Fischerman
Montagem: Mariano Baez
Direção de produção: Verónica Andrich
Coordenação de produção: Cecilia Mato
Produção: Salado (Uruguay)
Coprodução: Río Rojo (Argentina) e Bossa Nova Films (Brasil)
Elenco: Martín Piroyansky, Nicolás Furtado, Carolina Mânica, Daniel Aráoz, Roberto Suárez e Nuria Fló
Distribuição: Pandora Filmes
País: Uruguai/Brasil/Argentina
Ano: 2019
Duração: 93 min.
Idioma: Espanhol
SOBRE O DIRETOR
Carlos Ameglio (Montevidéu, Uruguai, 1965) iniciou sua carreira filmando curtas-metragens. Posteriormente fez parte do grupo de cineastas que deu origem ao primeiro movimento cinematográfico do Uruguai. Aos 21 anos fundou sua primeira produtora e, a partir de então, começou a trabalhar para o mercado internacional. Dirigiu os médias-metragens La Fruta en el Fondo del Tazón (1986), Los Ultimos Vermicelli (1988), El Hombre de Walter (1993), o longa La Cáscara (2007) e a minissérie Psiconautas (TBS/Turner) em 2015.
SOBRE A PANDORA FILMES
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Gustavo Steinberg, Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Roberto Moreira, Beto Brant, Fernando Meirelles, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa e Gabriela Amaral Almeida. Entre os próximos lançamentos, destacam-se “Greta”, de Armando Praça; “O Traidor”, de Marco Bellocchio, coprodução nacional, que concorreu à Palma de Ouro em Cannes; e “O Caso Morel” de Suzana Amaral.
Em 2019, a distribuidora criou o projeto Caixa de Pandora que visa programar filmes premiados, escolhidos através de uma cuidadosa curadoria para serem exibidos em salas comerciais da rede Cinépolis, em 25 cidades do Brasil.