Comédia MISS FRANÇA, de Ruben Alves, estreia em março

COMÉDIA MISS FRANÇA, DE RUBEN ALVES, DISCUTE IDENTIDADE DE GÊNERO

Protagonizado pelo modelo Alexandre Wetter, indicado ao César, filme chega aos cinemas brasileiros em maio

Sinopse

Desde criança, Alex tem a ambição de se tornar Miss França. Aos 24 anos, ele recupera o sonho de infância e, escondendo a sua identidade masculina, entra na competição pelo título da mais bela mulher francesa. Apoiado por sua excêntrica família, Alex vai enfrentando as fases do concurso e descobrindo um mundo de beleza, exigência e sofisticação, no qual o maior prêmio será a felicidade de ser ele mesmo.


Ficha Técnica:

Direção: Ruben Alves

Roteiro: Ruben Alves, Elodie Namer

Produção:  Laetitia Galitzine, Hugo Gélin

Elenco: Alexandre WetterIsabelle Nanty, Pascale Arbillo, Thibault de Montalembert

Direção de Fotografia: Renaud Chassaing

Desenho de Produção: Philippe Chiffre

Trilha Sonora: Lambert

Montagem: Valérie Deseine

Gênero: comédia, drama

País: França, Bélgica

Ano: 2020

Duração: 107 min.

Conhecido por "A Gaiola Dourada", o ator e cineasta luso-francês Ruben Alves encontra em MISS FRANÇA um material farto para discutir questões extremamente contemporâneas: as de gênero. Transitando entre o drama e a comédia, o longa chega aos cinemas brasileiros em maio, com distribuição da Pandora Filmes.


Sobre a Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho. 

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.

O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ, filme sobre Sidney Magal, dirigido por Paulo Machline, em filmagem em São Paulo

O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ, filme sobre Sidney Magal, dirigido por Paulo Machline, em filmagem em São Paulo

Sinopse

O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ conta a trajetória do homem por trás do ídolo, através de uma história de paixão à primeira vista pela baiana Magali West, iniciada em 1982, numa troca de olhares em um concurso de beleza em Salvador, entre o famoso cantor Sidney Magal e uma linda Magali. Encontros e desencontros, um quase casamento que não acontece, uma diferença de idade e uma família preocupada com as intenções do cantor que culminaram em um pedido de casamento inusitado e emocionante, que completa 33 anos de união. Como o amante latino, o cantor das multidões, abriu mão de tudo que havia conquistado por um grande amor?


Ficha Técnica:

Produtoras: Diane Maia e Joana Mariani

Diretor: Paulo Machline

Elenco: Filipe Bragança, Giovana Cordeiro, Emmanuelle Araújo, Caco Ciocler, Luiz Miranda, Pablo Morais, Sol Menezzes e Marcelo Serrado

Diretor de Fotografia: Marcelo Durst

Produtora Executiva: Justine Otondo, Diane Maia

Diretora de Produção: Cristina Alves

Casting: Raphaela Barcalla

Diretora de Arte: Marinês Mêncio

Figurinista: Joana Porto

Preparador de Elenco: Christian Duurvoort

Coreógrafa: Liliane Grammont

Preparador Vocal: Marcelo Boffa

Foto: Rafa Morse

Figura alegre, colorida, sensual e amada pelo público, Sidney Magal ganha um filme sobre sua trajetória e seu amor por Magali, que se tornou sua esposa, mãe de seus filhos, e empresária. Com Filipe Bragança e Giovana Cordeiro nos papéis principais, O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ divulga a primeira imagem da dupla caracterizada como os personagens.

Na imagem, o ator aparece já com o cabelo e o figurino típicos de Magal que sempre caracterizaram suas apresentações. A produção do longa é assinada pela Mar Filmes, e a distribuição será da Manequim Filmes. Com direção de Paulo Machline (indicado ao Oscar pelo curta “Uma História de Futebol”, e também diretor de “Trinta” e a série “O Hipnotizador”), o longa está sendo filmado em São Paulo e também terá cenas gravadas em Salvador.

Sidney Magal aprovou a escolha de Filipe e Giovana, para interpretar ele e sua companheira Magali. “Minha única exigência era que a atriz fosse tão linda como minha mulher, Magali, que sempre achei muito linda. E encontraram! Fiquei muito feliz, e, sem dúvida, o talento da Giovana pode passar para o público aquilo que sentimos quando nos conhecemos.”

O cantor também se mostra muito feliz com a escalação de Filipe para o interpretar, e confessa que lhe deu um conselho precioso: “Ele tem que soltar a franga. Eu me descobri como o intérprete que todo mundo conhece quando eu soltei a franga, quando morei em Paris.”, e ainda completa, “Fiquei encantando pela pessoa do Filipe, a dedicação o interesse em fazer o Sidney Magal. Ele me pediu uns conselhos, como eu fazia minas interpretações. Acho que em primeiro lugar é sentir, a gente tem que sentir as coisas que faz e deixar o lado feminino fluir.”.

O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ conta ainda com, no elenco, com Emanuelle Araújo, como a mãe do cantor, e também Luiz Miranda, Pablo Morais, Sol Menezzes, Caco Ciocler e Marcelo Serrado. A produção é assinada por Diane Maia e Joana Mariani, a coreografia é de Liliane Grammont, e a preparação de voz, do músico Marcelo Bonffa (Legião Urbana).

A Mar Filmes também é a produtora responsável por ME CHAMA QUE EU VOU, dirigido por Joana Mariani, que de forma documental fala sobre a carreira e vida do cantor, e tem coprodução da Globo News e Canal Brasil. O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ será lançado pela Manequim Filmes.

SOBRE PAULO MACHLINE

Em 1999, o paulista Paulo Machline escreveu, dirigiu e produziu seu primeiro curta-metragem, Uma História de Futebol, pelo qual recebeu mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, inclusive uma indicação ao Oscar 2001 na categoria de Melhor Curta-Metragem. Em 2003, dirigiu a série Petit Myths Urbains para a TV francesa com produção da Gaumont e Universal. Em 2009, dirigiu Natimorto, seu primeiro longa-metragem, adaptado do livro homônimo de Lourenço Mutarelli. Em 2014 dirigiu o longa-metragem Trinta e alguns episódios série de TV da HBO PSI. Também foi responsável pelo filme O Filho Eterno de 2016 e por alguns episódios da série O Hipnotizador.

SOBRE A MAR FILMES

A Mar Filmes é uma empresa produtora independente cujo objetivo é desenvolver obras capazes de satisfazer e cativar todo tipo de espectador. Nossos filmes pretendem mostrar conceitos universais naquilo que existe de mais particular das histórias. Buscamos também, o encontro com o público nacional e estrangeiro por meio dos nossos projetos, que têm em vista a comunicação, o entretenimento e a inspiração.

A empresa nasceu da união de duas experientes produtoras audiovisuais, DIANE MAIA e JOANA MARIANI e conta com um time de consultores parceiros com amplo conhecimento em projetos nacionais e internacionais: Bruno Barreto, Carlos Saldanha, Karim Aïnouz, Walter Salles, entre outros.

A Mar Filmes, em quatro anos de atividade, recebeu prêmios importantes como: Prêmio da Anistia Internacional no Festival de Berlim de 2018, com o documentário Aeroporto Central, de Karim Aïnouz e o Prêmio da Crítica - Melhor Filme Brasileiro na 42ª Mostra Internacional de Cinema de SP, com o longa Todas as Canções de Amor, de Joana Mariani.

SOBRE A MANEQUIM FILMES

A Manequim é o novo selo da Vitrine Filmes para a distribuição de filmes comerciais, que abrangem histórias que fogem ao perfil de lançamentos da Vitrine. O line-up de longas já finalizados e em produção inclui biografias, filmes de ação e muito mais.

A Vitrine Filmes, em dez anos de atuação, já distribuiu mais de 160 filmes e alcançou mais de 4 milhões de espectadores. Entre seus maiores sucessos estão 'O Som ao Redor', 'Aquarius'; e 'Bacurau' de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Outros destaques são 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar 2020, 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', de Daniel Ribeiro, e 'O Filme da Minha Vida', de Selton Mello. Entre os documentários, a distribuidora lançou 'Divinas Divas', dirigido por Leandra Leal e 'O Processo', de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Além do cinema nacional, a Vitrine Filmes vem expandindo o seu catálogo internacional ao longo dos anos, tendo sido responsável pelo lançamento dos sucessos “O Farol”, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia; “Você Não Estava Aqui”, dirigido por Ken Loach, e premiado com o Oscar de Melhor Filme Internacional 2021: 'DRUK - Mais uma rodada', de Thomas Vinterberg.

Inédita no Brasil, série OS BOLENAS da BBC Studios, chega ao A LA CARTE em Março

INÉDITA NO BRASIL, SÉRIE DA BBC STUDIOS (de 2021) SOBRE ANA BOLENA CHEGA AO PETRA BELAS ARTES À LA CARTE EM MARÇO

Baseada na trajetória real de uma das famílias mais famosas e polêmicas da Inglaterra, OS BOLENAS narra história de amor e disputa de poder



Ana Bolena, a segunda esposa de Henrique VIII, que morreu decapitada, pode ser a figura mais famosa da sua família, mas ela não é a única personagem polêmica num clã cuja história é repleta de intrigas e segredos. Produzida pela BBC Studios, e inédita no Brasil, a série OS BOLENAS conta a história deles desde sua ascensão, passando por sua grande influência na Era Tudor (1485-1603), até o subsequente declínio. Contando com 3 capítulos, de uma hora cada, a produção estreia, com exclusividade, na plataforma Petra Belas Artes À La Carte no dia 28 de março

Lançada no final de 2021, e escrita e dirigida por Richard Curson Smith, OS BOLENAS traz depoimentos de historiadoras e historiadores especialistas no período e no assunto combinados com encenações de momentos cruciais na trajetória dessa família. Ao centro, é claro, está a história de Ana, que foi coroada rainha em 1533, e três anos depois acusada de adultério e condenada a ter sua cabeça cortada. Sua história até hoje é controversa, seu “crime”, acredita-se, foi uma maquinação de Thomas Cronwell, principal ministro do Rei, com quem ela batia de frente em relação a diversas questões – em especial, redistribuição das receitas da Igreja e política externa.

A série conta com ricos depoimentos de historiadores e historiadoras, como Elizabeth Norton (especialista na Era Tudor), Nichola Clark (especialista na relação entre mulheres e política no Período Moderno), Owen Emmerson (especialista na família Bolena), Susan Doran, e Glenn Richardson. A partir desse resgate da trajetória da Família Bolena, a produção complementa sua narrativa com encenações, trazendo Rafaëlle Cohen, como Ana; Sam Retford, como George, irmão dela; e Max Dowler, como o patriarca Thomas.

A série teve entre as luxuosas locações o Castelo de Hever, casa da infância de Ana Bolena. As cenas filmadas no castelo incluem o quarto do rei Henrique VIII. O Castelo de Hever é um local popular para documentários e dramas históricos sobre os Tudor, e acredita-se também que foi ali que Ana, mãe de Elizabeth I, foi cortejada por Henrique VIII e mais tarde se tornou sua segunda esposa.

Desde janeiro, a plataforma Petra Belas Artes À La Carte traz em seu catálogo séries clássicas e contemporâneas da BBC Studios. Já estão disponíveis a 1a temporada da versão original da “House of Cards”, além das comédias “Absolutely Fabulous”, “French and Saunders”, “Fry and Laurie”, e “Yes, Prime Minister”, e da policial “Maigret”.

Guia de Episódios de OS BOLENAS, todos disponíveis a partir de 28/03:

Episódio 1 – Thomas Bolena está determinado a elevar o nome de sua família. Sua ambição para seu filho e duas filhas levará o clã ao coração da Corte dos Tudor.

Episódio 2 – Ana cresceu e se tornou uma linda jovem cuja beleza chama a atenção do Rei. Sua família fará de tudo para a união se consumar.

Episódio 3 – Ana atinge seus objetivos, mas não sabe o alto preço que pagará por sua ambição.

OS BOLENAS será lançado exclusivamente na plataforma Petra Belas Artes À La Carte.

Sinopse

A história da ascensão e queda da família Bolena durante o reinado de Henrique VIII, contada através da narração de acadêmicos históricos justapostos com atores realizando várias cenas significativas.

Ficha Técnica

Direção: Richard Curson Smith

Roteiro: Richard Curson Smith

Produção:  Jeremy Campbell, Maxine Watson

Elenco: Rafaëlle Cohen, Roger Evans, Sam Retford, Kaisa Hammarlund, Elizabeth McCafferty

Especialistas: Greg Walker, Gareth Russell, Nandini Das, Elizabeth Norton,  Susan Doran, Leanda de Lisle, Owen Emmerson, Estelle Paranque, Lauren Mackay, Nichola Clark, Glenn Richardson

Direção de Fotografia: Graham Smith

Desenho de Produção: Matthew Button

Montagem: Andrew Quigley

Gênero: documentário, histórico

País: Inglaterra

Ano: 2021

Duração: 3 episódios de cerca de 1h cada u


À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

Petra Belas Artes À LA CARTE celebras a arte de BILLY WILDER a partir de Março

PETRA BELAS ARTES À LA CARTE CELEBRA A ARTE DE BILLY WILDER A PARTIR DE MARÇO

Serviço de streaming incluirá 7 longas da filmografia do cineasta em seu catálogo, entre eles, uma de suas obras-primas, CREPÚSCULO DOS DEUSES


Para homenagear o grande BILLY WILDER, cuja morte completará 20 anos, no próximo dia 27, o Petra Belas Artes à La Carte incluirá a partir desse mês sete obras em que o cineasta trabalhou – quatro como diretor e roteirista, e três exclusivamente como roteirista. É uma seleção significativa da filmografia do cineasta, que transita entre diversos gêneros, da comédia-romântica ao policial, passando pelo drama e o suspense.

CINCO COVAS NO EGITO é o primeiro longa que entra de Wilder como diretor. Suspense de guerra, o filme de 1943 tem roteiro do cineasta com seu parceiro costumaz, Charles Brackett, a partir de uma peça de teatro. Com Erich von Stroheim, Franchot Tone e Anne Baxter, no elenco, o longa tem como protagonista um militar inglês que continua no Egito depois da derrota do seu exército para os alemães. Ele se refugia num hotel, que, mais tarde receberá como hóspede o General Rommel, que tem uma estratégia de guerra chamada “Cinco covas no Egito”. O longa entra no catálogo no dia 10 de março.

Na semana seguinte (17/03), é a vez de FARRAPO HUMANO, de 1945, que rendeu a Wilder seus primeiros Oscars, por direção e roteiro, novamente em parceria com Brackett. O longa ainda concorreu em outras cinco categorias, levando Melhor Filme e Ator, para Ray Milland. Em Cannes, ganhou o Grande Prêmio do Júri e a Palma de Atuação Masculina, novamente para Milland. Considerado um dos melhores filmes sobre alcoolismo, traz como protagonista um escritor, que, em bloqueio criativo, resolve que único objetivo na sua vida será se embriagar cada vez mais, o que acaba destruindo também as pessoas que o cercam.

CREPÚSCULO DOS DEUSES, de 1950, é considerado uma das maiores obras-primas de Wilder, e um dos melhores filmes sobre Hollywood. Com um roteiro ácido e criativo, o diretor revisita a história do cinema na figura de uma atriz fictícia, veterana e decadente do cinema mudo, Norma Desmond (Gloria Swanson), que planeja sua volta triunfal aos filmes, com a ajuda de um jovem roteirista, Joe Gillis (William Holden), que é encontrado morto, na piscina dela, na primeira cena, e passar a contar, mesmo depois de morto, a história do seu assassinato. O humor negro e as homenagens à antiga Hollywood dão o tom a esse longa que ganhou o Oscar de roteiro e direção de arte, além de concorrer a Melhor Filme, diretor, ator, atriz, ator e atriz coadjuvantes, fotografia e montagem. No catálogo, a partir de 24/03.

Em 31 de março, o Petra Belas Artes à la Carte disponibilizará MONTANHA DOS SETE ABUTRES, um dos filmes mais contundentes já feito sobre a imprensa e o sensacionalismo. Lançado em 1951, continua influente até hoje em seu retrato sem pudor de uma mídia disposta a tudo, inclusive manipular a verdade. Kirk Douglas interpreta um ex-jornalista frustrado que encontra num incidente a chance de reavivar sua carreira. Leo Minosa (Richard Benedict) ficou preso em uma caverna, e o protagonista arma um verdadeiro circo em torno disso com o intuito conseguir fama, mas a situação sai totalmente de seu controle.

Além desses longas dirigidos por Wilder, a plataforma trará três outros dos quais ele participou como roteirista. A OITAVA ESPOSA DE BARBA-AZUL (1938), já disponível no catálogo, marca a primeira parceira do cineasta com Brackett, na redação de um roteiro. Essa comédia romântica dirigida por Ernst Lubitsch, tem como protagonista Gary Cooper como um homem, que já se casou sete vezes, e se apaixona por uma jovem francesa (Claudette Colbert), que resolve domar seu marido ao descobrir que não é sua primeira esposa.

Em abril, o Petra Belas Artes à la Carte trará outros dois longas com roteiro assinado por Wilder. BOLA DE FOGO (1941), de Howard Hawks, rendeu a Wilder mais uma indicação como roteirista, e traz, novamente, Cooper no papel principal, como um professor trabalhando numa enciclopédia que se envolve com uma cantora de cabaré. LEVANTA-TE, MEU AMOR (1940), de Mitchell Leisen, traz também Colbert no elenco, como uma repórter que se envolve com um piloto na Europa às vésperas da Segunda Guerra.

Fora esses filmes, o Petra Belas Artes à la Carte tem em seu acervo já disponível ao público outros dois longas da filmografia de Wilder. O policial PACTO DE SANGUE, de 1945, parte do romance de James M. Cain, e tem o roteiro assinado pelo diretor e o renomado romancista de policiais Raymond Chandler. A trama traz um agente de seguros (Fred MacMurray) que se deixa seduzir por uma mulher (Barbara Stanwyck), que o leva a um esquema de assassinato e fraude.

Além desses, já no acervo da plataforma, a comédia NINOTCHKA, de 1939, também de Lubitsch, é protagonizada por Greta Garbo, no papel-título, como uma russa enviada a Paris, onde se apaixona por um conde que representa tudo o que ela acredita detestar.

Abaixo, mais informações sobre os filmes:

- Como diretor e roteirista

Cinco covas no Egito (Five Graves to Cairo)

EUA, 1943, Suspense, 96 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Franchot Tone, Anne Baxter e Akim Tamiroff

Sinopse: Em 1942, o exército inglês se retira do Egito diante do vitorioso marechal nazista Erwin Rommel, deixando por lá um único sobrevivente, John J. Bramble, um militar que se refugia num hotel situado num oásis no deserto do Saara, que se tornou o quartel-general alemão. Para não morrer, Bramble assume uma nova identidade e se vê em grande perigo, pois o novo hóspede é Rommel, que tem como estratégia um plano chamado de "cinco sepulturas". O destino da Inglaterra no Egito passa a depender deste militar, que precisa descobrir qual é o segredo que Rommel esconde.

Farrapo Humano (The Lost Weekend)

EUA, 1945, Drama, 101 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Ray Milland, Jane Wyman e Phillip Terry

Sinopse: Vivendo em Nova York, Don Birman sonha ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio mental. Ele então se deixa dominar completamente pelo álcool e passa a ter, como única meta, obter dinheiro para continuar se embriagando, esquecendo das pessoas que o rodeiam e que sofrem por vê-lo neste estado. A namorada, Helen St. James, editora de uma revista, quer ajudá-lo, mas ele bebe cada vez mais.

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd.)

EUA, 1950, Drama, 115 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Cecil B. DeMille e Buster Keaton

Sinopse: Uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Então ela contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O roteirista acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.

Montanha dos sete abutres (Ace in the Hole)

EUA, 1951, Drama, 111 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur, Porter Hall, Frank Cady, Richard Benedict, Richard Gaines e Frank Jaquet

Sinopse: Um ex-jornalista frustrado que agora trabalha para um jornal de Albuquerque aproveita uma história sobre um homem preso em uma caverna para reavivar sua carreira, mas a situação rapidamente se transforma em um circo descontrolado.

Pacto de sangue (Double Indemnity)

EUA, 1944, Drama/Suspense, 107 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Fred MacMurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson e Tom Powers

Sinopse: O corretor de seguros da Pacific All-Risk, Walter Neff conhece a sedutora Phyllis Dietrichson e ambos se apaixonam rapidamente. O único senão é que Phyllis é casada. A femme fatale convence Walter a realizar um plano macabro: assassinar o sr. Dietrichson após fazer uma apólice de seguros para ele.

- Como roteirista

A oitava esposa do Barba azul (Bluebeard's Eighth Wife)

EUA, 1938, Comédia, 85 min

Direção: Ernst Lubitsch

Elenco: Claudette Colbert, Gary Cooper, David Niven e Edward Everett Horton

Sinopse: Depois de saber que seu noivo multimilionário já foi casado sete vezes, a filha de um marquês sem um tostão decide domá-lo.

Levanta-te, Meu amor (Arise, My Love)

EUA, 1940, Comédia, 110min

Direção: Mitchell Leisen

Elenco: Claudette Colbert, Ray Milland, Dennis O'Keefe

Sinopse: Um piloto e uma repórter esperta tem uma relação romântica e uma aventura dramática na Europa às vésperas da Segunda Guerra Mundial.

Bola de Fogo (Ball of Fire)

EUA, 1941, Comédia, 111 min

Direção: Howard Hawks

Elenco: Gary Cooper, Barbara Stanwyck, Oskar Homolka, Henry Traver

Sinopse: Oito professores estão focados na elaboração de uma enciclopédia. Bertram Potts, o mais novo deles, tem como função estudar gírias populares. Um dia, ele encontra uma dançaria de boate com um vasto vocabulário e faz de tudo para ela lhe ajudar.

Ninotchka (Ninotchka)

EUA, 1939, Comédia, 110 min

Direção: Ernst Lubitsch

Elenco: Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire

Uma severa mulher russa enviada a Paris para tratar de assuntos oficiais sente-se atraída por um homem que representa tudo o que ela deve detestar


À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

À La Carte apresenta: Festival VOLTA AO MUNDO: MACEDÔNIA DO NORTE

À La Carte apresenta: Festival VOLTA AO MUNDO MACEDÔNIA DO NORTE, com sete filmes inéditos no Brasil

Entre os dias 10 e 23 de março, acontece no À La Carte o Festival “Volta ao Mundo: Macedônia do Norte”, com sete filmes produzidos entre 2017 e 2020, todos inéditos no Brasil. A mostra, realizada em parceria com a North Macedonia Film Agency,  estará disponível para assinantes do streaming.


A Macedônia do Norte destaca-se como dona de uma das cinematografias mais antigas do mundo. Segundo os historiadores, os primeiros registros cinematográficos macedônios aconteceram em 1905, pelos irmãos Milton e Janaki Manaki. Mas, esse pioneirismo não floresceu como se esperava.

O motivo da estagnação do cinema macedônio foi a guerra civil, na década de 1920, que causou uma devastação generalizada. Com isso, foram poucos os cineastas que seguiram em frente. Somente a partir dos anos 30 a produção local voltou a engatinhar, mas o primeiro longa-metragem macedônio, "Frosina", de Vojislav Nanovic, só foi produzido em 1952, e o primeiro filme colorido, "Miss Stone", de Zivorad 'Zika' Mitrovic, só veio seis anos depois. Em 2005, "Bal-Kan-Kan", longa dirigido por Darko Mitrevski, entrou para a história como o filme macedônio de maior público dentro de seu país, sendo visto por mais de 500.000 pessoas no seu ano de lançamento.

Raridade nos cinemas brasileiros, em 2019, o cinema macedônio chegou às nossas telas através do belo e emocionante “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia”, da diretora Teona Strugar Mitevska, premiado no Festival de Berlim, e já disponível no À La Carte. Bem anterior a este filme, outro cult mundialmente conhecido, é “Antes da Chuva”, de 1994, dirigido por Milcho Manchevski, primeiro filme da Macedônia do Norte a concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, categoria hoje chamada de Melhor Filme Internacional. Em 2020, o cinema macedônio chegou ao Oscar novamente, desta vez com o documentário “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov, indicado em duas categorias, de Melhor Documentário e de Melhor Filme Internacional.

Mas, o que o Festival “Volta ao Mundo: Macedônia do Norte” traz ao À La Carte é bem mais raro do que tudo o que foi citado acima. A seleção reúne sete filmes inéditos, sendo três curtas-metragens, um média e três longas, entre eles comédias, dramas e documentários, com participações e premiações em importantes festivais internacionais.

Filmes selecionados:

– “Todos Nós Vamos Morrer” (We All Going to Die) é um curta documentário de Sashko Potter Micevski, segundo trabalho dele como diretor. Ele é também um renomado técnico de som, e nesse ofício já trabalhou em várias produções de Hollywood, como "Mogli: Entre Dois Mundos" (2018) e "Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald" (2018).

– “Snake”, de Andrej I. Volkashin, curta vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Internacional de Cinema Queer Merlinka 2020, um festival anual de cinema LGBT organizado Belgrado, Sarajevo e Podgorica. O diretor e roteirista Andrej I. Volkashin é conhecido pelos curtas-metragens "Kolivo" (2017), "Fikus" (2018) e "Zmija", premiados internacionalmente. Recentemente ele realizou seu primeiro longa "New Queer Visions: The Last Days of Innocence" (2021).

– “Sticker”, de Georgi M. Unkovski, curta selecionado para mais de 70 festivais internacionais, vencedor de 30 prêmios, incluindo Melhor Filme no Manhattan Short Film Festival; Grande Prêmio do Júri no Nashville Film Festival; e Melhor Curta Estrangeiro, Melhor Diretor e Melhor Produção no Prague International Indie Film Festival. Este é o segundo curta-metragem dirigido por Georgi M. Unkovski.

– “Consumo Contemporâneo” (Consuming Contemporary), um média-metragem documentário, terceiro trabalho de Ana Aleksovska como diretora, selecionado para a sessão World Showcase Shorts do Hot Docs Festival Online 2020. A diretora estudou cinema e literatura na Macedônia do Norte, França e República Tcheca. Seu primeiro curta, "Alarm", ganhou a medalha de prata no festival internacional UNICA em Ruse, na Bulgária, e foi projetado em dezenas de festivais ao redor do mundo. O roteiro de “Consumo Contemporâneo" foi desenvolvido em um workshop durante o Beldkos International Film Festival, em Belgrado, na Sérvia. No momento, ela está trabalhando em seu próximo projeto e nos seus estudos de pós-graduação em Paris, França.

– “Willow”, do diretor Milcho Manchevski (o mesmo de “Antes da Chuva”), foi o longa representante oficial da Macedônia do Norte para o Oscar 2021 de Melhor Longa-Metragem Internacional. Vencedor do prêmio de Melhor Direção na Mostra de València-Cinema del Mediterrani e Raindance Film Festival (Londres), e de Melhor Filme no Stony Brook Film Festival (Nova York). A pesquisa para o filme exigia um aprofundamento no estilo de vida do camponês macedônio do século 16, e conhecimento de procedimentos in vitro e do autismo potencial em crianças. Para isso, seis consultores externos trabalharam na produção e, além disso, o diretor passou um ano consultando fontes históricas para a primeira parte da história.

– “O Ingrediente Secreto” (Secret Ingredient), comédia de Gjorce Stavreski, longa selecionado pela Macedônia do Norte para representar o País no Oscar 2019 de Melhor Filme Estrangeiro. Filme vencedor do Prêmio Especial de Roteiro no 17º Festival de Cinema Mediterrâneo de Bruxelas. Segundo longa-metragem dirigido por Gjorce Stavreski.

– “O Efeito Felicidade” (The Happiness Effect), segundo longa de Borjan Zafirovski, foi o filme de abertura do Cinedays European Film Festival 2019. Vencedor do prêmio de Melhor Filme no Balkan Film Food Festival.

Sinopses:

TODOS NÓS VAMOS MORRER (We All Going to Die)

Macedônia do Norte, 2020, cor, 25 min., curta/documentário, idioma: macedônio (legendado).

Direção: Sashko Potter Micevski

Enfrentando a perda de clientes e o aumento da concorrência, os proprietários dos serviços funerários locais em Shtip, na Macedônia do Norte, são forçados a encontrar cadáveres para sepultamento no hospital local e fazer a oferta mais barata à família do falecido, para que possam ganhar dinheiro para viver.

SNAKE (Snake)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 20 min., curta/drama, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Andrej I. Volkashin

Elenco: Vedran Delidzakov, Borce Nacev e Marijan Najdovski

Uma história amarga e doce, sobre o início de uma amizade entre um audacioso Mario, de 9 anos de idade, e Borche, um excêntrico jovem gay, desafiado pelo medo e os preconceitos dos pais de Mario, em uma pequena cidade remota da Macedônia do Norte.

STICKER (Sticker)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 18 min., curta/comédia, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Georgi M. Unkovski

Elenco: Sasko Kocev, Xhevdet Jashari e Simeon Moni Damevski

Depois de uma tentativa malsucedida de renovar o registro de seu carro, Dejan cai em uma armadilha burocrática que testa sua determinação em ser um pai responsável.

CONSUMO CONTEMPORÂNEO (Consuming Contemporary)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 32 min., média-metragem/documentário, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Ana Aleksovska

Um grupo de idosos aproveita diariamente os eventos culturais de Skopje, capital da Macedônia do Norte, assim como a comida que ali se oferece. Quando o julgamento da sociedade está prestes a interromper sua maneira de se divertir, eles percebem o quanto esse hábito significa para eles.

WILLOW (Willow)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 101 min., drama, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Milcho Manchevski

Elenco: Sara Klimoska, Natalija Teodosieva e Kamka Tocinovski

Três mulheres - uma medieval, duas contemporâneas - lutam para ser mães. Eles não se propuseram a mudar o mundo ou a sociedade, mas suas lutas com a tradição, lealdade, adoção e controle sobre seus corpos as tornam heroínas improváveis.

O INGREDIENTE SECRETO (Secret Ingredient)

Macedônia do Norte, 2017, cor, 104 min., comédia, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Gjorce Stavreski

Elenco: Blagoj Veselinov, Anastas Tanovski e Aksel Mehmet

Um mecânico de trem mal pago dá a seu pai um bolo feito de maconha roubada para aliviar sua dor de câncer, mas ele é encurralado por criminosos que procuram suas drogas e por vizinhos intrometidos que querem uma receita para o bolo "curativo".

O EFEITO FELICIDADE (The Happiness Effect)

Macedônia do Norte, 2019, cor, 90 min., drama, idioma: macedônio (legendado)

Direção: Borjan Zafirovski

Elenco: Dejana Poposka, Sasko Kocev e Ana Stojanovska

Lea, 21 anos, está sendo diagnosticada com leucemia. Não tendo mais tempo, ela começa a apreciar cada hora, vendo beleza onde nunca viu antes. Na esperança de mudar o mundo, Lea faz um projeto de vídeo com o objetivo de dar sua contribuição para a vida criando um efeito viral de felicidade.


À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 

Leilão de obra de arte vai apoiar o longa JEPOTÁ

LEILÃO DE OBRA DE ARTE VAI APOIAR O LONGA 
JEPOTÁ

Jepotá” tem elenco majoritariamente indígena e será falado em Mbyá-Guarani. O projeto, além da realização do filme, promove reformas e melhorias em comunidades guaranis, fornece alimentação e suprimentos básicos, e desenvolve oficinas e laboratórios para permitir trocas de conhecimentos e competências em benefício dos indígenas. Atualmente em pré-produção, “Jepotá” é um projeto ousado, com equipe técnica altamente qualificada. O valor arrecadado no leilão será inteiramente destinado à realização do projeto.


Cristine Takuá e Carlos Papá Guarani

A Prana Filmes, de Porto Alegre, está organizando um leilão eletrônico com o objetivo de apurar fundos para o projeto de longa-metragem de ficção "Jepotá", com roteiro e direção de Augusto Canani e Carlos Papá Guarani, cujas filmagens iniciam em 15 de março.


Um dia antes, 14 de março, às 20h, o leiloeiro Fábio Góes dá início ao evento, que disponibilizará ao público a obra “Aldeia Roko”, de Gabriel Chaim, artista especializado na representação visual de áreas de conflito. A diretora de articulação e relacionamento de “Jepotá”, Cristine Takuá, é a responsável pela inclusão de Gabriel Chaim na iniciativa. Para participar do leilão de forma virtual, basta acessar o site Ápice Leilões [www.apiceleiloes.com.br], onde é possível cadastrar-se com antecedência.


Abaixo, seguem as principais informações do evento:

I. OBRA

Autor: Gabriel Chaim

Título: Aldeia Roko - Brasil, Roraima 1/3

Data: Junho de 2021

Técnica: Pigmento mineral sobre papel de algodão

Dimensões do suporte: 80 x 120 cm

Tiragem: única

Valor estimado: R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

Instagram: https://www.instagram.com/gabrielchaim/

II. LEILOEIRO

Fabio Góes

III. EVENTO

Data do Leilão: 14 de março de 2022, segunda-feira, às 20h

Canal / Site: www.apiceleiloes.com.br

Meta: R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) - valor definido como desejável. Caso não seja alcançado, é escolha do proprietário da obra prosseguir com o repasse.

IV. DIVULGAÇÃO

Patrícia Ferraz

Contatos com a imprensa: Clarissa Virmond

e-mail: atendimento@pranafilmes.com.br

Permanecemos à disposição para mais informações e contamos com a disponibilidade e colaboração de todos para alcançarmos a nossa meta.

Prana Filmes - www.pranafilmes.com.br

Tel.: +55 51 3013.3698





Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Março

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de MARÇO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 3 DE MARÇO

Onde Passaremos as Férias? (Dove Vai In Vacanza)

Itália, 1978, Comédia, 115 min

Direção: Mauro Bolognini, Luciano Salce e Alberto Sordi

Elenco: Ugo Tognazzi, Stefania Sandrelli e Pietro Brambilla

Sinopse: Comédia em três episódios: em "Serei Toda Tua", um homem vive tórridas aventuras amorosas; em "Sim, Bwana", um dentista passa as férias com a ex-esposa na África; e em "Férias Inteligentes", um casal simplório é induzido pelos filhos intelectuais a fazer uma viagem cultural.

Viva Belarus (Zyvie Belarus)

Polônia | Bielorrússia, 2013, Biografia, 102 min

Direção: Krzysztof Lukaszewicz

Elenco: Dzmitry Vinsent Papko, Karolina Gruszka e Anatoliy Kot

Sinopse: A Bielorrússia está sob a ditadura de Lukashenko há 15 anos. Miron, de 23, não se interessa por política. No entanto, o próximo show de sua banda de rock "apolítica" desencadeia uma manifestação anti-regime. Miron é alistado no exército como punição por "fomentar a agitação política entre os jovens". E isso é só o começo. Um filme inspirado na história de Frank Viachorka, ativista da oposição bielorrussa.

Pânico em Hollywood  (What just happened)

EUA, 2008, Comédia, 104 min

Direção: Barry Levinson

Elenco: Robert De Niro; John Turturro; Stanley Tucci

Sinopse: Duas semanas na vida de um produtor decadente de Hollywood que está passando por momentos difíceis tentando fazer seu novo filme.

A oitava esposa do Barba azul (Bluebeard's Eighth Wife)

EUA, 1938, Comédia, 85 min

Direção: Ernst Lubitsch

Elenco: Claudette Colbert, Gary Cooper, David Niven e Edward Everett Horton

Sinopse: Depois de saber que seu noivo multimilionário já foi casado sete vezes, a filha de um marquês sem um tostão decide domá-lo.

Aleluia Gretchen

Brasil, 1976, Drama, 118 min

Direção: Sylvio Back

Elenco: Selma Egrei, Lilian Lemmertz, Carlos Vereza, Míriam Pires, Kate Hansen e Sérgio Hingst

Sinopse: Uma família alemã muda-se para uma pequena cidade no interior do estado do Paraná, e compra um hotel lá, que logo se torna uma espécie de ponto de encontro de simpatizantes do nazismo.

 

ESTREIAS 10 DE FEVEREIRO

The Square - A arte da discórdia (The Square)

Suécia, 2017, Drama, 151 min

Direção: Ruben Östlund

Elenco: Claes Bang, Elisabeth Moss e Dominic West

Sinopse: Grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2017, o filme conta a história de Christian, um respeitado curador de arte que tenta desesperadamente atrair mais visitantes ao museu que dirige em Estocolmo. Porém, após ter o celular roubado, ele perde o controle de seu trabalho, de sua vida, e acaba provocando situações drásticas capazes de colocar em jogo os seus próprios princípios.

Cinco covas no Egito (Five Graves to Cairo)

EUA, 1943, Suspense, 96 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Franchot Tone, Anne Baxter e Akim Tamiroff

Sinopse: Em 1942, o exército inglês se retira do Egito diante do vitorioso marechal nazista Erwin Rommel, deixando por lá um único sobrevivente, John J. Bramble, um militar que se refugia num hotel situado num oásis no deserto do Saara, que se tornou o quartel-general alemão. Para não morrer, Bramble assume uma nova identidade e se vê em grande perigo, pois o novo hóspede é Rommel, que tem como estratégia um plano chamado de "cinco sepulturas". O destino da Inglaterra no Egito passa a depender deste militar, que precisa descobrir qual é o segredo que Rommel esconde.

Cruz e Souza - O Poeta do Desterro + Making of

Brasil, 1998, Drama, 86 min

Direção: Sylvio Back

Elenco:  Kadu Karneiro, Maria Ceiça, Léa Garcia e Guilherme Weber

Sinopse: Biografia do poeta brasileiro, filho de escravos, João da Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 "estrofes visuais", o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis (SC) ao seu emparedamento social, racial e intelectual e o trágico fim no Rio de Janeiro.

 

ESTREIAS 17 DE MARÇO

Brancaleone nas Cruzadas (Brancaleone alle Crociate)

Itália | Argélia, 1970, Aventura, 116 min

Direção: Mario Monicelli

Elenco: Vittorio Gassman, Adolfo Celi e Sandro Dori. 

Sinopse: O aventureiro Brancaleone, e seu exército de trapalhões partem para um outro desafio – a conquista do sepulcro sagrado, porém todo seu exército é massacrado em um combate. Depois, em seu caminho se unem a ele um anão, uma bruxa maluca, um masoquista que chora copiosamente quando Brancoleone o chuta. Em sua cruzada, nosso destemido cavaleiro acaba se envolvendo em um conflito entre dois rivais, o Papa Clemente e o Papa Gregório.

Escândalo na redação (Ragtale)

Reino Unido, 2005, Comédia, 123 min

Direção: Mary McGuckian

Elenco: Rupert Graves, Jennifer Jason, LeighLucy Davis

Sinopse: Um romance que se desenrola no sensacional e sensacionalista mundo dos tabloides britânicos. Ao longo de uma semana, os jornalistas do tabloide 'The Rag' descobrem e fabricam tantos escândalos quanto podem colocar em suas mãos

Farrapo Humano (The Lost Weekend)

EUA, 1945, Drama, 101 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Ray Milland, Jane Wyman e Phillip Terry

Sinopse: Vivendo em Nova York, Don Birman sonha ser escritor, mas não consegue seu objetivo por estar sofrendo de um bloqueio mental. Ele então se deixa dominar completamente pelo álcool e passa a ter, como única meta, obter dinheiro para continuar se embriagando, esquecendo das pessoas que o rodeiam e que sofrem por vê-lo neste estado. A namorada, Helen St. James, editora de uma revista, quer ajudá-lo, mas ele bebe cada vez mais.

A Condenada (La Taularde)

França | Bélgica, 2015, Drama, 98 min

Direção: Audrey Estrougo

Elenco: Sophie Marceau, Marie-Sohna Condé e Marie Denarnaud.

Sinopse: Para salvar o homem que ama da prisão, Mathilde assume o seu lugar ajudando-o a fugir. Desde então, ela passa a depender exclusivamente dele para sobreviver na cadeia, mas ele a abandona sem dar notícias. Isolada e sustentada apenas pelo filho, ela passa a ser identificada como "presidiária nº 383205-B". Será que Mathilde vai se conformar em ser uma condenada como outra qualquer?

Guerra dos pelados

Brasil, 1970, Drama, 98 min

Direção: Sylvio Back

Elenco: Irineu Adami, Otávio Augusto, Stênio Garcia, John Herbert, Zózimo Bulbul e João Miguel Barbizan 

Sinopse: Em 1913, no estado de Santa Catarina, o Governo cede algumas terras a uma empresa ferroviária estrangeira, dando origem à revolta dos antigos proprietários das terras. O episódio ficou conhecido como Guerra dos Pelados.

 

ESTREIAS 24 DE MARÇO

O Orgulho (Le Brio)

França | Bélgica, 2017, Comédia, 95 min

Direção: Yvan Attal

Elenco: Daniel Auteuil, Camélia Jordana e Yasin Houicha

Sinopse: ​Neila Salah é uma jovem francesa de origem árabe que sonha em ser advogada. Desde o primeiro dia de aula na renomada Faculdade de Direito de Paris ela se depara com Pierre Mazard, um professor conhecido pela sua má conduta que, para se redimir, aceita ser seu mentor num concurso. Porém, ambos precisam enfrentar seus preconceitos.

A Fúria dos Intocáveis (Gli Intoccabili)

Itália, 1969, Ação, 96 min

Direção: Giuliano Montaldo

Elenco: John Cassavetes, Britt Ekland, Peter Falk, Florinda Bolkan e Gena Rowlands

Sinopse: Um ladrão em liberdade condicional e seu filho planejam um assalto a um cassino de Las Vegas sem saber que o cassino é duramente contestado pelas turbas da Costa Oeste e da Costa Leste.

Para ser sincero (2B perfect honest)

EUA, 2004, Comédia, 88 min

Direção: Randel Cole

Elenco: Adam Trese, Andrew McCarthy, John Turturro

Sinopse: Dois sócios veem sua start-up pontocom entrar em colapso antes de entrar em operação. Frank (Adam Trese), um solteiro falido, relutantemente volta para a casa de seus pais, enquanto Josh (Andrew McCarthy), um gênio da computação com esposa e filho, considera o impensável - conseguir um emprego de verdade.

Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd.)

EUA, 1950, Drama, 115 min 

Direção: Billy Wilder

Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim, Nancy Olson, Cecil B. DeMille e Buster Keaton

Sinopse: Uma estrela veterana do cinema mudo se recusa a aceitar que seu reinado acabou. Então ela contrata um jovem roteirista para ajudá-la a reconquistar o sucesso. O roteirista acredita que pode manipular a atriz, mas percebe que está redondamente enganado.

Revolução de 30

Brasil, 1980, Documentário, 118 min

Direção: Sylvio Back

Sinopse: Colagem de mais de 30 documentários e filmes de ficção, fotografias e algumas gravações sonoras sobre a Revolução Brasileira de 1930, suas origens e consequências.

 

ESTREIAS 31 DE MARÇO

Caro Michele (Caro Michele)

Itália, 1976, Comédia, 108 min

Direção: Mario Monicelli

Elenco: Mariangela Melato, Delphine Seyrig, Lou Castel e Aurore Clément.

Sinopse: ​ Vencedor do Urso de Prata de Melhor Direção no Festival de Berlim. Michele é o filho mais novo de uma família de classe média, um sujeito obstinado e de pensamento livre que está em algum país distante lutando por uma causa revolucionária.

Tudo por Ela (Anything for her)

França | Espanha, 2008, Drama, 96 min

Direção: Fred Cavayé

Elenco: Vincent Lindon, Diane Kruger e Lancelot Roch.

Sinopse: ​ Sem nenhum apoio de meios legais, um professor do ensino médio elabora um plano ousado para resgatar da prisão sua esposa condenada injustamente.

Feio (Ugly)

Índia, 2013, Suspense, 128 min

Direção: Anurag Kashyap

Elenco: Rahul Bhatt, Ronit Roy e Tejaswini Kolhapure

Sinopse: ​ Bose é um policial que deve lidar com o alcoolismo de sua mulher, que é mãe de Kali, filha do primeiro casamento dela com Rahul. Um dia, Rahul leva Kali para passear e a menina desaparece. A partir desse momento, a vida não será igual para ninguém.

Montanha dos sete abutres (Ace in the Hole)

EUA, 1951, Drama, 111 min

Direção: Billy Wilder

Elenco: Kirk Douglas, Jan Sterling, Robert Arthur, Porter Hall, Frank Cady, Richard Benedict, Richard Gaines e Frank Jaquet

Sinopse: Um ex-jornalista frustrado que agora trabalha para um jornal de Albuquerque aproveita uma história sobre um homem preso em uma caverna para reavivar sua carreira, mas a situação rapidamente se transforma em um circo descontrolado.

Universo Graciliano

Brasil, 2014, Documentário, 84 min

Direção: Sylvio Back

Sinopse: Um panorama da vida e da obra do autor Graciliano Ramos, falecido em 1953, e responsável por grandes livros da literatura brasileira, como "São Bernardo", "Vidas Secas", "Angústia", "Infância" e "Memórias do Cárcere". O filme combina diversos materiais de arquivo com entrevistas de pessoas próximas ao escritor.

 

SÉRIES

Yes, Prime Minister - Estreia 7 de março

Reino Unido, 1986, Comédia, 8 episódios

Direção: Sydney Lotterby

Elenco: Paul Eddington, Nigel Hawthorne e Derek Fowlds

Sinopse: Sequência da sitcom de "Yes, Minister", com foco na elevação de Jim Hacker para 10 Downing Street e Sir Humphrey tendo que contornar crises ainda maiores

Blackadder Goes Forth - Estreia 14 de março

Reino Unido, 1989, Comédia, 6 episódios

Direção: Richard Boden

Elenco: Rowan Atkinson, Tony Robinson e Stephen Fry

Sinopse: O capitão Edmund Blackadder (Rowan Atkinson) é mandado para as trincheiras do front ocidental da Primeira Guerra Mundial. Lá, uma soma de má sorte, mal-entendidos e a ajuda incompetente de seus amigos, o tenente George (Hugh Laurie) e o escudeiro S.

House of Cards | The Final Cut - Estreia 21 de março

Reino Unido, 1995, Drama, 4 episódios

Direção: Mike Vardy

Elenco: Ian Richardson, Diane Fletcher e Paul Freeman

Sinopse: The Final Cut  é a terceira, e última,  parte da trilogia House of Cards. Dirigido por Mike Vardy, o seriado, baseado no romance homônimo de Michael Dobbs de 1995, foi adaptado para a televisão por Andrew Davies. Ele detalha a conclusão do reinado de Francis Urquhart como primeiro-ministro do Reino Unido.

Boleyns, The: A Scandalous Family – Estreia 28 de março

Reino Unido, 2021, História, 3 episódios

Direção: Richard Curson Smith

Elenco: Shelley Conn, Elizabeth McCafferty e Max Dowler

Sinopse: A história da ascensão e queda da família Bolena durante o reinado de Henrique VIII, contada através da narração de acadêmicos históricos justapostos com atores realizando várias cenas significativas.


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.


À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.