Com distribuição da Pandora Filmes e no Brasil produzido pela Klaxom, filme será exibido para os jurados da Sessão Oficial
Dirigido pelos mineiros Grace Passô e Ricardo Alves Jr, VAGA CARNE, será exibido no Festival de Berlim
CCBB-SP recebe Mostra de Anime com apresentação de clássicos da Cinematografia Japonesa
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO RECEBE MOSTRA DE ANIME COM APRESENTAÇÃO DE CLÁSSICOS DA CINEMATOGRAFIA JAPONESA
Mostra "ANIME: O Fantástico mundo das animações japonesas" acontece de 12 a 24 de fevereiro de 2020 em São Paulo
A mostra ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, de 12 a 24 de fevereiro, com exibição de filmes e debates gratuitos. Os ingressos para as sessões devem ser retirados na bilheteria a partir de uma hora antes.
A mostra, realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Centro Cultural Banco do Brasil e com patrocínio do Banco do Brasil, vai celebrar a cultura japonesa e o legado dos animes na história da animação mundial. Serão exibidos 15 filmes, clássicos e animações premiadas, de ação, aventura, ficção científica e comédia
Esta é uma oportunidade única para o público paulistano se aprofundar nesta arte, que encanta crianças e adultos e reúne centenas de fãs. A curadora Juliana Melo ressalta que "a Mostra ANIME: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas propõe um panorama da produção de longas-metragens anime. Com uma mistura de clássicos conhecidos do público e referenciados no mundo, como "Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro" e "Akira", títulos de diretores consagrados, como "Vidas ao Vento", de Hayao Miyazaki, e "Paprika", de Satoshi Kon, além de obras populares baseadas em franquias de videogames e mangás, a mostra explora a diversidade dessas fantásticas animações".
Além das exibições, haverá um debate sobre o filme "As Memórias de Marnie, ancestralidade e solidão" com a crítica de cinema, roteirista e jornalista cultural Lorenna Montenegro no dia 19/02, após a sessão (que terá legenda descritiva) do filme que começa às 18h. O filme, uma das últimas produções do renomado Estúdio Ghibli, foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016 e recebeu diversos prêmios em festivais pelo mundo.
Já no dia 21/02 o debate será sobre a obra "Akira" com Cinthia Saty Fuji, ilustradora, quadrinista e artista de desenvolvimento visual para animação, curtas e longas, também após a sessão das 18h. "Akira", de Katsuhiro Ôtomo, marcou uma geração quando foi lançado no final dos anos 1980, ao extrapolar as barreiras orientais e dos fãs e apresentar para o mundo a arte do anime. Na história, dois adolescentes de uma gangue de Tóquio acabam envolvidos em um projeto ultrassecreto do governo.
A mostra ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS tem curadoria e idealização de Juliana Melo e produção da Villa-Lobos Produções.
'Mosquito' de João Nuno Pinto, coproduzido pela brasileira Delicatessen Filmes, é o filme de abertura do Festival de Roterdã
Dirigido por Maria Clara Escobar, 'Deslembro', está na competição oficial do Festival de Roterdã
CCBB-DF recebe mostra de animações da DreamWorks
FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO exibe os grandes sucessos do estúdio, de 3 a 22 de dezembro, com ingressos gratuitos
Um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo ganha uma retrospectiva em comemoração aos seus 25 anos e à revolução que provocou na história da animação, pelas suas técnicas e personagens inesquecíveis. De 3 a 22 de dezembro, FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO exibirá, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, 37 longas-metragens produzidos pela DreamWorks Animation – uma seleção de filmes que vai de "FormiguinhaZ" (1998) a "Abominável" (2019). Tudo com entrada franca! O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.
A DreamWorks produziu inúmeros sucessos e filmes que se tornaram clássicos. Em 2001, eles foram os responsáveis por uma grande reviravolta no mundo da animação. Uma criatura verde, asquerosa e sem modos se tornou um dos seres mais amados do planeta. "Shrek" encantou a todos com uma história sarcástica envolvendo o universo dos contos de fadas. A animação dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson foi apresentada em competição no Festival de Cannes e conquistou o primeiro Oscar de Animação da história do estúdio, desbancando a Disney que concorria com "Monstros S.A".
Além dos filmes, a mostra promoverá um debate com o tema "Dando voz a personagens animados", com o ator dublador Mario Jorge, a crítica de cinema Cecília Barroso e mediação do curador Breno Lira Gomes, no dia 13 de dezembro (horário a confirmar). Também serão realizadas duas exibições na área externa do CCBB, em uma estrutura geodésica, climatizada. As sessões dos recentes sucessos "Como Treinar Seu Dragão 3" e "Abominável" serão no dia 15 de dezembro, às 17h e às 19h, com entrada gratuita.
Haverá ainda três sessões especiais com recursos de acessibilidade, dos filmes "Madagascar" (legenda descritiva, data e horário a confirmar), "Shrek" (audiodescrição, data e horário a confirmar) e "Como Treinar o seu Dragão" (interpretação em LIBRAS, data e horário a confirmar), além de uma Sessão BB Azul de Cinema (data e horário a confirmar), voltada para crianças autistas, durante a qual a sala não fica lotada, não há trailers, o som é mais baixo, as luzes ficam ligadas e as crianças têm liberdade de sair e entrar no ambiente durante o filme, contanto que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis.
FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO apresenta ao público a trajetória do estúdio criado por três nomes poderosos de Hollywood: Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen, que conseguiu driblar o começo abaixo das expectativas e promoveu uma mudança nos parâmetros dos filmes de animação realizados até então. "Com produções que usam e abusam de citações ao universo pop, tendo no time de dubladores nomes de peso da indústria do cinema norte-americana, como Woody Allen, Michelle Pfeiffer, Mel Gibson e Kenneth Branagh, a DreamWorks é hoje um dos principais estúdios de animação do planeta, criador de vários sucessos elogiados pela crítica e reconhecidos pelo público como ‘Shrek’, que rendeu três continuações, ‘Madagascar’, ‘Kung Fu Panda’ e ‘Como Treinar Seu Dragão’", comenta o curador da mostra Breno Lira Gomes.
A DreamWorks Animation produziu ainda "O Príncipe do Egito", primeira animação em 2D do estúdio, que venceu o Oscar de Melhor Canção, "A Fuga das Galinhas", animação em stop-motion de maior bilheteria até hoje, "Os Sem Floresta", adaptação dos quadrinhos criados por Michael Fry e T. Lewis para a United Media, e "As Aventuras do Capitão Cueca", inspirado na série de livros infantis escrita por Dav Pilkey, entre muitos outros títulos que conquistaram crianças e adultos.
As pessoas que juntarem cinco ingressos de diferentes sessões ganham um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia e textos inéditos.
SERVIÇO
FÁBRICA DE SONHOS - MOSTRA DE ANIMAÇÃO
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Breno Lira Gomes
Produção: BLG Entretenimento
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 3 a 22 de dezembro
Ingressos: gratuitos (senhas distribuídas uma hora antes do início da sessão)
Programação em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal/