Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Março

alacartenews.jpg

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de MARÇO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 4 DE MARÇO

 

Conversando com mamãe (Conversaciones com mama)

Argentina, 2004, Drama, 90min

Direção: Santiago Carlos Oves

Elenco: China Zorrilla, Eduardo Blanco, Ulises Dumont

Sinopse: Jaime perdeu o emprego e tem que sustentar sua esposa, filho e filha. Pressionado por essa situação, ele visita sua mãe, que mora em um apartamento de sua propriedade, para pedir que ela se mude com ele para que ele venda o apartamento. Mas ela não vai cooperar. E, para surpresa de Jaime, ela também tem namorado!

Curiosidades: No papel da mamãe do título está a uruguaia China Zorrilla (1922–2014), a inesquecível Elsa, de "Elsa & Fred". O diretor argentino Santiago Carlos Oves (1941-2010) realizou seu primeiro longa em 1987, "Revancha de Un Amigo", estrelado por Ricardo Darín. No Brasil, “Conversando com Mamãe” teve uma elogiada adaptação teatral, em 2014, com Beatriz Segall e Herson Capri nos papeis de mãe e filho.
 

O corcunda de Notre Dame (The Hunchback of notre dame)

EUA, 1939, Drama, 117min

Direção: William Dieterle

Elenco: Charles Laughton, Maureen O'Hara, Cedric Hardwicke

Sinopse: Quasímodo, o deformado sineiro da catedral de Notre Dame, localizada em Paris, é injustamente condenado a ser açoitado. Quando pede água apenas uma cigana sente compaixão por ele. Quando ela é injustamente acusada de assassinato, ele decide protegê-la.

Curiosidades: O único filme exibido no primeiro Festival de Cannes (o restante do festival foi cancelado quando Adolf Hitler invadiu a Polônia em 1 de setembro de 1939). Este foi o primeiro trabalho da irlandesa Maureen O'Hara nos Estados Unidos, e ela foi convidada após o ator Charles Laughton, que já havia trabalhado com ela em Londres, insistir que a atriz seria a Esmeralda perfeita para o filme. Para interpretar de forma convincente um personagem ensurdecido pelo toque dos sinos da catedral, Charles Laughton teve seus ouvidos tampados com cera para que ele não reagisse a nenhum som inesperado. 

Yves Montand: uma vida imaginada (Trois places pour la 26)

França, 1988, Drama, 106min

Direção: Jacques Demy

Elenco: Yves Montand, Mathilda May, Françoise Fabian

Sinopse: Um pseudo-documentário sobre a vida de Yves Montand, que interpreta a si mesmo, nesta homenagem à sua longa carreira. Durante uma digressão musical, Montand regressa a Marselha e revisita os muitos destaques da sua vida, encontrando figuras do seu passado e relembrando os velhos tempos.

Curiosidades: Penúltimo trabalho do grande diretor francês Jacques Demy (1931–1990), realizador do clássico "Os Guarda-Chuvas do Amor" (1964), Palma de Ouro no Festival de Cannes. Para Jacques Demy, o filme foi bastante familiar: o figurino foi feito por sua filha adotiva Rosalie Varda, filha de sua esposa Agnès Varda e de seu ex-amante Antoine Bourseiller, que também desempenha um papel no filme; o filho de Agnès e Jacques, Mathieu Demy e um enteado de Antoine chamado Christophe Bourseiller, junto com Katy Varda, sobrinha de Agnès, fizeram parte do elenco. A trilha musical foi assinada por Michel Legrand (1932–2019), o mesmo de "Os Guarda-Chuvas do Amor, compositor francês 3 vezes ganhador do Oscar.

O médico e o charlatão (Il medico e lo stregone)

Itália, 1957, Comédia, 102min

Direção: Mario Monicelli

Elenco: Vittorio De Sica, Marcello Mastroianni, Marisa Merlini

Sinopse: A comédia "O Médico e o Charlatão" (1957) conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre um consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele, no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local, um homem idolatrado pelos habitantes locais

Curiosidades: A atriz Marisa Merlini (1923–2008) trabalhou em filmes de grande sucesso do cinema italiano, entre eles "Pão, Amor e Fantasia" (1953), de Luigi Comencini. O diretor Mario Moniccelli foi duas vezes indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, por "Os Companheiros" (1963) e "Casanova 70" (1965). O roteiro foi coescrito por Ennio De Concini (1923–2008), ganhador do Oscar de Melhor Roteiro por "Divórcio à Italiana" (1961), prêmio compartilhado com Alfredo Giannetti e Pietro Germi.

 

ESTREIAS 11 DE MARÇO

 

Sessão especial de justiça (Section Speciale)

França |Itália | Alemanha Ocidental, 1975, Drama, 118min

Direção: Constantin Costa-Gavras

Elenco: Louis Seigner, Hans Bennent, Pierre Dux, Julien Guiomar, Ivo Garrani, Michael Lonsdale, Claude Pieplu

Sinopse: Na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um oficial alemão é assassinado. O governo colaboracionista de Vichy decide atribuir o assassinato a seis pequenos criminosos. Juízes leais são chamados para condená-los o mais rápido possível.

Curiosidades: Por este filme o diretor grego Costa-Gavras dividiu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes 1975 com o canadense Michel Brault (1928–2013), pelo filme "Les Ordres". Indicado ao Globo de Ouro 1976 de Melhor Filme Estrangeiro. O diretor Costa-Gavras recebeu o Oscar 1983 de Melhor Roteiro pelo Filme "Missing", dirigido por ele.

 

Jejum de amor (His Girl Friday)

EUA, 1940, Comédia, 92min

Direção: Howard Hawks

Elenco: Cary Grant, Rosalind Russell, Ralph Bellamy

Sinopse: Na noite de seu novo casamento, a repórter Hildy Johnson é convencida a fazer mais uma pauta por seu editor e ex-marido, Walter Burns. Enquanto entrevista um homem condenado, Hildy percebe que seu enforcamento é uma armação para conseguir votos. Espontaneamente ela ajuda o homem a escapar.

Curiosidades: Rosalind Russell pensou, enquanto filmava, que ela não tinha tantas falas boas quanto Cary Grant, então ela contratou um redator publicitário, por meio de seu cunhado, e o fez escrever falas mais inteligentes para seus diálogos com Grant. Ginger Rogers revelou que lhe foi oferecido o papel de Hildy Johnson, mas ela leu o roteiro e recusou a proposta antes de saber que iria contracenar com Cary Grant, o que lhe causou grande arrependimento depois de saber que ele estaria no filme. Este é um dos filmes favoritos de Quentin Tarantino.

Sangue do Meu Sangue (Sangue del mio sangue)

Itália, 2015, Drama, 107min

Direção: Marco Bellocchio

Elenco: Roberto Herlitzka, Pier Giorgio Bellocchio, Lidiya Liberman

Sinopse: Federico é confundido com seu irmão gêmeo padre e é seduzido pela freira Benedetta, que acaba condenada a ser murada viva. Anos depois, um outro homem de nome Federico retorna à construção onde tudo aconteceu e descobre que um estranho conde ainda vive lá, mas só aparece à noite.

Curiosidades: Um dos atores principais, Pier Giorgio Bellocchio, é filho do diretor. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza de 2015. A atriz Alba Rohrwacher, a mesma de "As Maravilhas" (2014), já havia trabalhado com o diretor Marco Bellocchio, no aclamado "A Bela que Dorme" (2012).

Volere, Volare - A comédia (Volare, Volare)

Itália, 1991, Comédia, 94min

Direção: Guido Manuli, Maurizio Nichetti

Elenco: Maurizio Nichetti, Angela Finocchiaro, Mariella Valentini

Sinopse: Martina é uma profissional cujos clientes são inofensivos, embora excêntricos; ela se vê como uma assistente social. O tímido Maurizio dubla o som para desenhos animados, enquanto seu irmão extrovertido dubla material mais picante e conquista as garotas. Depois que Maurizio acidentalmente ajuda Martina em alguns de seus encontros, ela decide descobrir se ele quer ajudar regularmente. Seja ou não a possibilidade de romance, Maurizio fica horrorizado ao descobrir no primeiro encontro que suas mãos foram substituídas por outras de desenho animado com mente própria.

Curiosidades: Filme vencedor do prêmio David di Donatello de Melhor Roteiro. O diretor e ator Maurizio Nichetti ficou famoso internacionalmente pela comédia "Ladrões de Sabonete" (1989). A trilha sonora inclui "Funeral March of a Marionette", música composta por Charles Gounod, em 1872, e escolhida por Alfred Hitchcock como tema da sua série de TV "Alfred Hitchcock Presents" (1955).

 

ESTREIAS 18 DE MARÇO

 

Confissões de um tira (Flic story)

França | Alemanha, 1975, Crime, 112min

Direção: Jacques Deray

Elenco: Denis Manuel, Jean-Louis Trintignant, Alain Delon, Renato Salvatori, André Pousse, Marco Perrin

Sinopse: Este filme retrata a autêntica história da caça ao perigoso criminoso Emile Buisson, que escapou da prisão em 1947. Durante três anos, Buisson conseguiu se esconder do detetive Borniche matando repetidamente seus informantes. Quando finalmente for capturado com a ajuda do pequeno criminoso Paul, Buisson terá cometido mais de 100 roubos e matado 30 pessoas.

Curiosidades: Émile "Mimile" Buisson, em cuja história o roteiro do filme se baseou, era um gângster inimigo nº 1 da sociedade francesa nos anos 1950, sendo responsável por mais de trinta assassinatos e cem assaltos. Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso retratado no filme, não aceitou a forma como a vida de Émile Buisson foi retratada, mas se calou diante de um cheque generoso que Alain Delon deu a ele. O diretor Jacques Deray foi aconselhado a convidar o ator André Pousse para o papel de Jean-Baptiste Buisson, irmão do criminoso protagonista, mas Deray não concordou e causou indignação no ator rejeitado, até que seu amigo Alain Delon interferiu na decisão e ele entrou para o elenco.

 

Puerto escondido (Puerto escondido)

Itália, 1992, Comédia, 110min

Direção: Gabriele Salvatores

Elenco: Diego Abatantuono, Valeria Golino, Claudio Bisio

Sinopse: Mario leva uma vida normal, trabalhando em um banco milanês. Sua rotina diária é destruída quando ele testemunha um assassinato e leva um tiro do assassino, um comissário de polícia demente. Para salvar sua vida, ele deve abandonar sua vida e fugir para Puerto Escondido, no México. Quando fica sem dinheiro, ele se junta a Alex e Anita, um casal de italianos que o levará a uma série de aventuras e encontros com traficantes de drogas, policiais corruptos e outros personagens estranhos.

Curiosidades: Um filme de Gabriele Salvatores, mesmo diretor de "Mediterrâneo" (1991), vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, e de "Estranhos Normais" (2010). Produzido por Mario Cecchi Gori (1920–1993), o mesmo de "O Carteiro e o Poeta". Diego Abatantuono, um dos protagonistas, conheceu o diretor Gabriele Salvatores em 1985, e juntos eles realizaram diversos filmes importantes.

 

A caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora)

Alemanha, 1929, Drama, 109min

Direção: Georg Wilhelm Pabst

Elenco: Louise Brooks, Fritz Kortner, Francis Lederer

Sinopse: A jovem dançarina Lulu se envolve com o dr. Schön, um rico dono de jornal. Ele está de casamento marcado, mas sua noiva, ao flagrá-lo com a amante, rompe o compromisso. Assim, o homem resolve se casar com Lulu. Depois de uma cena de ciúme, o marido tenta matá-la, mas Lulu escapa e, em legítima defesa, é ela quem o mata. Acusada de assassinato, a garota foge com Alwa, o filho da vítima e também apaixonado por ela. Os dois se envolvem num jogo de sedução, fugas e exploração sexual.

 

Nosferatu (Nosferatu)

Alemanha, 1922, Horror,

Direção: F.W. Murnau

Elenco: Max Schreck, Alexander Granach, Gustav von Wangenheim

Sinopse: Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.

 

A morte cansada (Der müde Tod)

Alemanha, 1921, Thriller/Drama, 97min

Direção: Fritz Lang

Elenco: Bernhard Goetzke, Lil Dagover, Walter Janssen

Sinopse: Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem quando ele estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.

As mãos de Orlac (Orlacs Hände)

Alemanha, 1924, Terror, 70min

Direção: Roberte Wiene

Elenco: Conrad Veidt, Alexandra Sorina, Fritz Strassny

Sinopse: Pual Orlac, um famoso pianista, perde as mãos em um acidente. Através de um procedimento ele consegue substituí-las, porém, o que Orlac não sabia é que as novas mãos pertenciam à um assassino.

Curiosidades: Considerado um dos mais aclamados filmes Austríacos, tanto de público quando de crítica. Na Alemanha e na Austria o filme foi proíbido para adolecentes, mesmo sem a indicação de conteúdo impróprio para menores.

 

ESTREIAS 25 DE MARÇO

 

De amor e de sombras ( De Amor y de sombras)

Argentina | EUA, 1994, Drama, 103min

Direção: Betty Kaplan

Elenco: Antonio Banderas, Jennifer Connelly, Stefania Sandrelli

Sinopse: O Chile 1973 é governado pelo ditador Pinochet. Os ricos não veem a violência, o terror, as execuções, etc., incluindo Irene. Ela está noiva de um oficial do exército fascista. Ela conhece Francisco que abre os olhos para a verdade e o amor.

Curiosidades: Adaptação do livro "De Amor y de Sombra", de Isabel Allende. Este foi o primeiro papel do espanhol Antonio Banderas como protagonista em um filme falado em inglês. Este é o primeiro longa da diretora A Betty Kaplan, que nasceu em Nova York, mas cresceu na Venezuela, e já recebeu diversos prêmios por documentários e produções realizadas para a TV americana.

 

Neste mundo e no outro (A Matter of Life and Death)

Reino Unido, 1946, Comédia, 104min

Direção: Michael Powell, Emeric Pressburger

Elenco: David Niven, Kim Hunter, Robert Coote

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial o avião do piloto inglês Peter Carter é abatido. Antes de cair ele faz contato com June, operadora de rádio da Força Aérea norte-americana, por quem se apaixona imediatamente. Ele salta para a morte, mas esta não chega. Surpreso com sua segunda chance, ele decide ir atrás de seu novo amor, mas um enviado do céu logo chega para levá-lo, informando que sua sobrevivência foi um equívoco.

Curiosidades: A enorme escada rolante que liga este mundo ao outro levou 3 meses para ser construída, tinha 106 degraus, cada um com 6 metros de largura, e era movido por um motor de 12 cavalos de potência. Foi durante uma visita a Hollywood, em 1945, que o diretor Michael Powell decidiu escalar a então desconhecida Kim Hunter para interpretar June, a criada americana, após ela ser recomendada por Alfred Hitchcock, que a conheceu durante testes de atores e atrizes para sua próxima produção, "Interlúdio" (1946). Michael Powell (1905–1990) e Emeric Pressburger (1902–1988) foi a mais renomada dupla de diretores do cinema, realizando clássicos como "Narciso Negro" e "Os Sapatinhos Vermelhos", e Michael Powell foi eleito o quarto maior diretor de cinema da história da Grã-Bretanha, segundo o jornal The Telegraph, mas ele quase teve a carreira destruída por causa do perturbador "Peeping Tom: A Tortura do Medo" (disponível no À La Carte), que ele dirigiu sozinho, e foi retirado de cartaz após apenas 5 dias de seu lançamento na Inglaterra, por pressão da crítica e do público.

 

O Imigrante Russo (Nemez)

Alemanha, 2015, Drama, 97min

Direção: Stanislav Güntner

Elenco: Mark Filatov, Emilia Schüle, Alex Brendemühl

Sinopse: Dima é um alemão-russo que decide mudar de vida e ir para Berlin, para fugir de seu passado criminoso. Ele conhece a estudante de arte Nadja, por quem se apaixona. No entanto, as antigas conexões criminosas de Dima o perseguem e podem causar grandes desastres para ele e sua amada.

Curiosidades: Primeiro longa-metragem do diretor russo Stanislav Güntner. Longa de estreia do ator Mark Filatov no cinema. O ator Alex Brendemühl atuou com Marion Cotillard e Louis Garrel em "Um Instante de Amor" (2016), de Nicole Garcia.

 

Os homens que eu amei (Je vous aime)

França, 1980, Romance, 105min

Direção: Claude Berri

Elenco: Gérard Depardieu, Catherine Deneuve, Jean-Louis Trintignant, Alain Souchon, Serge Gainsbourg,

Sinopse: Uma mulher convida todos os quatro homens que amou na vida para o jantar da véspera de Ano Novo ao mesmo tempo e os reúne em sua casa. Em flashbacks sentimentais, eles se lembram dos tempos anteriores.

Curiosidades: O compositor, músico e ator francês" Serge Gainsbourg, que atua no filme, escreveu a trilha musical de "Os Homens que Eu Amei", na qual se destaca a canção "Dieu Est un Fumeur de Havanes", um dueto cantado por ele em uma cena com Deneuve. Filme indicado a 2 prêmios César, considerado o Oscar do cinema francês, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Alain Souchon) e Melhor Música Original (Serge Gainsbourg). A atriz Catherine Deneuve declarou que todos acreditavam que o filme contava um pouco da vida dela, mas, segundo ela, sua personagem era o diretor Claude Berri (e ele concordou), uma pessoa cujo egoísmo a irritava.

MOSTRAS ESPECIAIS

06 A 28 DE MARÇO

24ª edição do Cultura Inglesa Festival com uma Mostra de cinema britânico

Filmes da Mostra:

French Dressing, Contraponto, O Golpe – The Hit, O Criado, O Último Imperador, A fortuna de Ned, Mistérios e Paixões, Traídos pelo Desejo, Beleza Roubada, Ventos da Liberdade, Caravaggio, Quando o Coração Floresce, Peeping Tom – A tortura do Medo, Vozes Distantes, Glastonbury e Joe Strummer: O futuro não está escrito.

08 A 31 DE MARÇO

Mostra Isabelle Huppert - Especial Mês das Mulheres

Filmes da Mostra:

Um amor em Paris, Fique Comigo, Souvenir, Barreiras, A câmera de Claire

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Chega ao Belas Artes A LA CARTE a versão inédita e restaurada de A RAINHA MARGOT de Patrice Chereau

unnamed (46).jpg

A RAINHA MARGOT chega ao cardápio do Belas Artes À La Carte na quinta, dia 18 de fevereiro. Em uma versão com quase trinta minutos a mais – versão do diretor – e totalmente restaurada. 

A exibição de A RAINHA MARGOT no Festival de Cannes em 1994 foi um grande acontecimento e o filme saiu do Festival com prêmio do Júri e o de Melhor Atriz para Virna Lisi. Logo após, ainda foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira e depois ao Oscar de Melhor Figurino. 

O filme se passa na noite de 24 de agosto de 1572, conhecida como o Massacre de São Bartolomeu. Na França, onde uma guerra religiosa está ocorrendo e para impor a paz entre católicos e protestantes, um casamento forçado é organizado entre Margot de Valois, irmã do imaturo rei católico Carlos IX, e o rei Hugenot Henri de Navarra. Catarina de Médicis mantém seu poder nos bastidores, ordenando ataques, envenenamentos e instigações ao incesto. 

A rainha Margot (La reine Margot – Versão do Diretor/Restaurada - 2013)

França | Itália | Alemanha, 1994, 159min, Drama

Direção: Patrice Chereau

Elenco: Isabelle Adjani, Jean-Hugues Anglade, Daniel Auteuil, Virna Lisi, Vincent Perez

Sinopse: A jovem rainha Margot se vê presa em um casamento arranjado em meio a uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera escapar com um novo amante, mas se encontra presa por sua família poderosa e implacável.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER estreia nas plataformas digitais em fevereiro

SEMENTES: MULHERES PRETAS NO PODER estreia nas plataformas digitais em fevereiro

Dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano o filme mostra Jaqueline Gomes, Mônica Francisco, Rose Cipriano, Renata Souza, Tainá de Paula e Talíria Petrone - mulheres pretas que responderam ao brutal assassinato da vereadora Marielle Franco com ações políticas



Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Fevereiro

alacartenews.jpg

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de FEVEREIRO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 4 DE FEVEREIRO

 

Germinal (Germinal)

França, Bélgica e Itália, 1993, 160min, Drama

Direção: Claude Berri

Elenco: Gérard Depardieu, Miou-Miou; Renaud, Laurent Terzieff, Bernard Fresson, Annie Duperey, Jean-Roger Milo, Jean Carmet

Sinopse: No norte da França de meados do século XIX, os trabalhadores de uma cidade de mineração de carvão são explorados pelo proprietário da mina. Um dia, eles decidem entrar em greve e as autoridades os reprimem

Curiosidades: O filme custou 165 milhões de francos, o que o tornou o filme francês mais caro já feito, até a época do seu lançamento. No romance de Emile Zola, a personagem Catherine Maheu teria 15 anos, enquanto no filme ela foi interpretada por Judith Henry, que tinha 25 anos na época da filmagem. A maioria dos figurantes foi escolhida entre ex-mineiros ou seus filhos e netos.
 

Nahid - Amor e Liberdade (Nahid)

Irã, 2016, 104min, Drama

Direção: Ida Panahandeh

Elenco: Sareh Bayat, Pejman Bazeghi, Navid Mohammadzadeh

Sinopse: Na cidade de Teerã dos dias atuais, Nahid consegue obter o divórcio do marido. De acordo com as leis religiosas iranianas, o pai obtém automaticamente a guarda do filho, mas Nahid consegue ficar com o filho de 10 anos de idade, em troca de dinheiro e contanto que nunca mais se case. Um dia, porém, Nahid se apaixona, e teme quebrar as regras do acordo.

Curiosidades: Filme vencedor do prêmio Un Certain Regard, no Festival de Cannes 2015. A protagonista, Sareh Bayat, venceu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim 2011, pelo filme "A Separação", de Asghar Farhadi, prêmio compartilhado com Leila Hatami, atriz do mesmo filme. A diretora iraniana Ida Panahandeh nasceu em Teerã, e é formada em Direção de Fotografia para Cinema.

 

Empresta-me a tua mulher (Prestami tua moglie)

Itália, 1980, 99min, Comédia

Direção: Giuliano Carnimeo

Elenco: Lando Buzzanca, Janet Agren, Daniela Poggi

Sinopse: Um sulista de Milão vive atrás de sua amante, dona de uma agência de publicidade. Sua esposa, que havia partido cinco anos antes, reaparece e o pobre homem, temendo que vá pedir o divórcio e a pensão alimentícia, involuntariamente se mete em muitos problemas.

Curiosidades: O elenco conta com a participação de Claudine Auger (1941–2019), primeira atriz francesa a interpretar a personagem principal em um filme de 007, "James Bond em 007 Contra a Chantagem Atômica" (1965). Filme produzido por Ugo Tucci, o mesmo do clássico "A Classe Operária Vai para o Paraíso" (1971), de Elio Petri, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. A atriz Janet Agren, uma ex-modelo sueca, ganhou papel de grande destaque neste filme, após participações menores em filmes de diretores renomados, como "Avanti! Amantes à Italiana" (1972), de Billy Wilder, e "A Mais Bela Noite da Minha Vida" (1972), de Ettore Scola.

 

Medo e desejo (Fear and Desire)

EUA, 1953, 62min, Drama

Direção: Stanley Kubrick

Elenco: Frank Silvera, Kenneth Harp, Paul Mazursky

Sinopse: Quatro soldados sofrem uma queda de avião em terras inimigas e precisam voltar à base, mas os planos mudam quando uma camponesa cruza seus caminhos.

Curiosidades: Primeiro longa de Stanley Kubrick. O diretor não gostou do resultado e tentou banir todas as cópias existentes do filme, mas, a Kodak, ao reproduzir cópias de filmes para o lançamento, sempre imprimia uma a mais para os seus arquivos, e, graças a essa cópia extra, hoje conhecemos “Medo e Desejo”. Segundo relatos, o orçamento do filme era tão apertado que Stanley Kubrick não tinha atores suficientes para todos os personagens e alguns tiveram papéis duplos.

 

Vidas (in)visíveis: Um arsenal de esperança

Brasil, 2020, 65min, Documentário

Direção: Erica Bernardini

Sinopse: Acolher. Essa é a palavra que resume perfeitamente o Arsenal da Esperança, casa de acolhimento fundada em 1996 por Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, em São Paulo, o Arsenal recebe diariamente uma média de 1.200 homens que se encontram em estado de vulnerabilidade. “Vidas (in)visíveis – um arsenal de esperança” apresenta não somente o trabalho realizado pelo Arsenal, mas nos convida a refletir sobre acolhida, fraternidade e ajuda mútua.

 

ESTREIAS 11 DE FEVEREIRO

 

O Pai (Bashtata)

Bulgária, 2019, 87min, Drama

Direção: Kristina Grozeva e Petar Valchanov

Elenco: Ivan Barnev, Ivan Savov, Tanya Shahova

Sinopse: Vasil acaba de perder sua grande parceira de vida, a esposa Ivanka. Quando, após o funeral, uma parente afirma ter recebido chamadas da falecida no celular, Vasil decide viajar até um famoso médium, com a esperança de entrar em contato com ela. Seu filho, Pavel, tenta dissuadi-lo da ideia, mas Vasil insiste em seguir em frente. Os dois, então, partem numa louca jornada que os fará enfrentar a culpa que sentem acerca da perda, enquanto uma série de absurdos colocam à prova a relação entre eles.

Curiosidades: O filme é baseado em um fato ocorrido na família dos diretores, quando um vizinho, três horas depois do funeral de uma parente, apareceu mostrando uma chamada perdida da falecida, que ele acabara de receber em seu celular. "O Pai" é um projeto paralelo a uma trilogia inspirada em notícias de jornal, da qual fazem parte “A Lição”(2014) e “Glory”(2016). “A Lição” e “Glory” ganharam vários prêmios em festivais renomados, como os de San Sebastian, Tóquio, Locarno, Gotemburgo, Varsóvia, Edimburgo, Les Arcs, Gijon e muitos outros, ficando assim entre os filmes búlgaros de maior sucesso do século XXI.

 

Filhos do Tibete (Dreaming Lhasa)

Índia | Reino Unido, 2005, 90min, Drama

Direção: Ritu Sarin, Tenzing Sonam

Elenco: Tenzin Chokyi Gyatso, Tenzin Jigme, Jampa Kalsang

Sinopse: Uma jovem cineasta tibetana viaja à Índia para fazer um documentário sobre exilados políticos. Com a viagem, ela busca se reconectar com suas origens, mas acaba conhecendo um ex-monge que tenta realizar um desejo da mãe.

Curiosidades: Jeremy Thomas, o aclamado produtor britânico de "O Último Imperador" e outros filmes dirigidos por Bernardo Bertolucci, foi o principal produtor executivo de "Dreaming Lhasa". O ator Richard Gere, notório apoiador do Tibete, também foi um dos produtores executivos do filme. Andy Spence, o compositor da trilha musical, é membro fundador do grupo pop britânico New Young Pony Club.

Amante extra conjugal (Sissignore)

Itália, 1968, 105min, Comédia

Direção: Ugo Tognazzi

Elenco: Ugo Tognazzi, Maria Grazia Buccella, Gastone Moschi

Sinopse: Oscar é um motorista que para ficar nas boas graças de seu mestre, um conhecido empresário conhecido como o "Advogado" (Gastone Moschin), assume a responsabilidade de um grave acidente automobilístico, com 15 mortes, causado por O advogado". Após três anos de prisão, Oscar sai, mas é prontamente levado à igreja para se casar com uma bela jovem (Maria Grazia Buccella) que ele nunca tinha visto antes e que na verdade é amante do "Advogado".

Curiosidades: O ator Franco Fabrizi (1916–1995) participou de diversos filmes de Federico Fellini, entre eles "Os Boas Vidas" (1955), "A Trapaça" (1955), "Satyricon" (1969) e "Ginger e Fred" (1986), e também interpretou o barbeiro que muda o visual de Dirk Bogarde no clássico "Morte em Veneza" (1971), de Luchino Visconti. A atriz Maria Grazia Buccella foi um grande símbolo sexual na Itália, na época deste filme.

Minha mulher é uma atriz (Ma Femme Est Une Actrice)

França, 2001, 95min, Comédia

Direção: Yvan Attal

Elenco: Yvan Attal, Charlotte Gainsbourg

Sinopse: Um cara "normal" que é casado com uma linda atriz fica preocupado que ela esteja envolvida com seu co-ator. Essa preocupação se transforma em ciúme e causa problemas no relacionamento. Esta é uma história sobre confiança e uma comédia sobre as ações entre homens e mulheres.

Curiosidades: Primeiro longa dirigido pelo ator Yvan Attal, diretor do sucesso “O Orgulho”, também disponível no À La Carte. A atriz principal, Charlotte Gainsbourg, era casada com o diretor na época em que o filme foi realizado. Noémie Lvovsky, presente no À La Carte nos filmes "Um Belo Verão" e "Os Dois Filhos de Joseph", foi indicada ao prêmio César de Melhor Atriz Coadjuvante por “Minha Mulher é Uma Atriz”.

 

ESTREIAS 18 DE FEVEREIRO

 

A inglesa e o duque (L’Anglaise At Le Duc)

França | Alemanha, 2001, 129min, Drama

Direção: Eric Rohmer

Elenco: Jean-Claude Dreyfus, Lucy Russell

Sinopse: Durante a Revolução Francesa, uma aristocrata escocesa e seu ex-amante, o duque de Orleans, se encontram em lados opostos do conflito.

Curiosidades: Filme baseado em parte na autobiografia de Grace Elliott (1754-1754), uma cortesã inglesa que residiu na França durante os eventos da Revolução Francesa, e foi amante de Luís Filipe II, Duque de Orleans, que era primo do rei Luís XVI. Eleito pela conceituada revista francesa "Les Cahiers du cinéma" como um dos 10 melhores filmes de 2001. Antepenúltimo longa do grande diretor francês Éric Rohmer (1920–2010).

 

Os filhos de Fierro (Los Hijos de fierro)

Argentina, 1972, 134min, Drama

Direção: Fernando E. Solanas

Elenco: Julio Troxler, Antonio Ameijeiras, Juan Carlos Gené

Sinopse: Visão peronista de sua história entre o outono de 1955 e o triunfo eleitoral de 1973 usando uma metáfora do poema Martin Fierro.

Curiosidades: O diretor argentino Fernando E. Solanas, nascido em 1936, chamou a atenção logo com o seu primeiro longa-metragem "La Hora de los Hornos" (1968), codirigido com Octavio Getino. O roteiro teve como base o poema “Martín Fierro”, de José Hernández, escrito em 1872, com história situada no período que vai do golpe que derrubou Perón, em 1955, até sua retomada ao poder, em 1973. O filme teve como locações fábricas, sindicatos, bares, ruas e residências, sendo interpretado por pessoas comuns e alguns atores profissionais.

 

A rainha Margot (La reine Margot – Version Restauree 2013)

França | Itália ! Alemanha, 1994, 159min, Drama

Direção: Patrice Chereau

Elenco: Isabelle Adjani, Jean-Hugues Anglade, Daniel Auteuil, Virna Lisi, Vincent Perez

Sinopse: A jovem rainha Margot se vê presa em um casamento arranjado em meio a uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera escapar com um novo amante, mas se encontra presa por sua família poderosa e implacável.

Curiosidades: Adaptação de "La Reine Margot", romance histórico escrito por Alexandre Dumas, publicado em 1845. O roteiro foi adaptado pelo diretor Patrice Chéreau (1944–2013), e por Danièle Thompson, diretora de "Um Lugar na Plateia", filme disponível no À La Carte. Indicado ao Oscar 1995, na categoria de Melhor Figurino, o filme ganhou diversos prêmios, entre eles o de Melhor Atriz, para Virna Lisi, e o Prêmio do Júri.

 

O segredo do bosque velho (Il secreto del bosco vecchio)

Itália, 1993, 144min, Fantasia

Direção: Ermanno Olmi

Elenco: Paolo Villaggio, Giulio Brogi, Riccardo Zannantonio

Sinopse: A história de um general que está prestes a derrubar uma velha floresta para obter ganhos financeiros, mas descobre que a floresta é habitada por espíritos invisíveis.

Curiosidades:  Baseado no romance homônimo de Dino Buzzati. Do mesmo diretor do clássico "A Árvore dos Tamancos" (1978), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. O estilo do diretor Ermanno Olmi (1931–2018) foi fortemente influenciado pela obra de Roberto Rosselini.

 

Operação Camanducaia

Brasil, 2020, 75min, Documentário

Direção: Tiago Rezende de Toledo

Sinopse: A história de 93 meninos que foram presos em São Paulo e levados para Minas Gerais durante a Ditadura Militar.

Curiosidades: A ideia de realizar este documentário surgiu após o diretor e produtor mineiro Tiago Rezende de Toledo ler o livro “Infância dos Mortos”, de José Louzeiro. Segundo o diretor, o período de pesquisa e produção do documentário levou 10 anos. Mais de 50 pessoas foram entrevistadas para a realização do filme.

 

ESTREIAS 25 DE FEVEREIRO

 

O escafandro e a borboleta (Le Scaphandre Et Le Papillon)

França | EUA, 2007, 112min, Drama

Direção: Julian Schnabel

Elenco: Mathieu Almaric, Marie-Jose Croze, Anne Consigny, Emmanuelle Seigner

Sinopse: A verdadeira história do editor da Elle, Jean-Dominique Bauby, que sofre um derrame e tem de viver com o corpo quase totalmente paralisado; apenas seu olho esquerdo não está paralisado.

Curiosidades: Indicado ao Oscar em 4 categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Montagem. O filme conta a história real do francês Jean-Dominique Bauby (1952–1997), um conhecido jornalista e escritor francês, editor da revista de moda Elle durante vários anos, que sofreu um grave acidente vascular cerebral e entrou em coma, acordando 20 dias depois, sem a capacidade de falar e se movimentar, conseguindo apenas piscar o olho esquerdo, recurso que ele usava pra se comunicar com sua fonoaudióloga, responsável por transcrever a história dele, que acabou virando livro e filme. Para dar mais realismo à história, o diretor Julian Schnabel filmou no mesmo hospital onde o personagem real foi tratado, encontrando muitos dos enfermeiros que o atenderam, e também filmou cenas na varanda onde ele relaxava, e na praia para onde sua família o levou.

 

Didier, meu melhor amigo (Didier)

França | Bélgica, 1997, 105min, Comédia

Direção: Alain Chabat

Elenco: Alain Chabat, Jean-Pierre Bacri

Sinopse: Didier, o Golden Retriever de Annabelle, fica sob os cuidados de seu amigo Costa, um técnico que passa por uma má fase com sua equipe. Mas, quando a magia transforma o peludo Didier em humano, Costa vê uma chance de salvar sua carreira.

Curiosidade: Vencedor do Prêmio César de Melhor Filme de Diretor Estreante. Filme escrito e dirigido pelo ator e comediante francês Alain Chabat, presente nos filmes "O Gosto dos Outros" e "A Espuma dos Dias", ambos disponíveis no À La Carte. Jean-Pierre Bacri, um dos atores principais, atuou com o diretor Alain Chabat em "O Gosto dos Outros".

 

O pequeno diabo (Il piccolo diavolo)

Itália, 1988, 101min, Comédia

Direção: Roberto Benigni

Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli

Sinopse: Durante um exorcismo, o padre Maurice conhece um diabinho chamado Giuditta, que se recusa a voltar para o inferno e decide descobrir o mundo.

Curiosidades: Comédia dirigida e protagonizada por Roberto Benigni, realizador de "A Vida é Bela" (1997), vencedor do Oscar em 3 categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Roberto Benigni) e Melhor Música Original. O filme é dedicado a Donato Sannini e Andrea Pazienza, dois amigos do diretor e ator Roberto Benigni, que morreram durante a realização do filme. O ator americano Walter Matthau ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por "Uma Loura por um Milhão" (1966), comédia de Billy Wilder.

 

O homem ao lado (El hombre de al lado)

Argentina, 2009, 110min, Thriller

Direção: Mariano Cohn, Gastón Duprat

Elenco: Rafael Spregelburd, Daniel Aráoz, Eugenia Alonso

Sinopse: Um pequeno incidente na parede comum de dois vizinhos desencadeia um conflito que afeta a intimidade da vista sobre a chaminé; o protagonista desencadeia um conflito e com a obsessão paranoica destrói a vida cotidiana.

Curiosidades: Este filme marca a quarta parceria entre os diretores argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat. Vencedor de 14 prêmios internacionais, entre eles os de Melhor Filme Argentino no Festival de Mar del Plata e Melhor Fotografia no Festival de Sundance. A única casa assinada pelo arquiteto suíço Le Corbusier na América, fica no número 320 do Boulevard 53, na cidade de La Plata, sudeste de Buenos Aires, e serve de cenário desta comédia, que soa indiretamente como uma homenagem ao mestre do modernismo.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

NASTASSJA KINSKI e CINEMA TCHECO: PETRA BELAS ARTES abre espaço em sua programação para mostras especiais

unnamed (35).jpg

A alemã Nastassja Kinski, grande musa do cinema dos anos 80, completa 60 anos de vida neste 24 de janeiro, e ganha mostra no Petra Belas Artes, de 21 a 27 deste mês, com quatro dos seus filmes mais importantes: “Movimento em Falso” (1975), “Paris, Texas” (1985), “Tão Longe, Tão Perto” (1993), os três dirigidos por Wim Wenders, mais “O Fundo do Coração” (1981), de Francis Ford Coppola.

Filha de pais separados, a menina Nastassja raramente via o pai, o famoso ator Klaus Kinski. Morando só com a mãe e tendo que ajudar com as despesas de casa, ela começou a trabalhar muito cedo, como modelo, principalmente. Até que um feliz acaso aconteceu: aos 12 anos, enquanto dançava numa discoteca de Munique, ela foi descoberta pela esposa de Wim Wenders, quando o diretor selecionava elenco para “Movimento em Falso”, o filme que marca a estreia dela no cinema.

Em 1976, ela conheceu o diretor Roman Polanski, que a incentivou a estudar o método de atuação de Lee Strasberg, nos Estados Unidos. Dois anos depois, em 1978, ela estrelou o drama romântico italiano “Tentação Proibida”, com Marcello Mastroianni, ganhando reconhecimento nos Estados Unidos. A seguir, Nastassja interpretou a personagem-título de “Tess” (1979), de Polanski.

Enfim, em 1981, ela estrelou o romance musical “O Fundo do Coração”, seu primeiro filme realizado nos Estados Unidos. Ainda nos Estados Unidos, ela protagonizou o terror “A Marca da Pantera” (1982), com Malcolm McDowell, um remake do clássico “Sangue de Pantera”, de 1942. Dois anos mais tarde, em 1984, ela voltaria a encontrar Wim Wenders para filmar “Paris, Texas”, um dos seus filmes mais aclamados, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Definitivamente, 1984 foi o ano dela. Além de “Paris, Texas”, Nastassja brilhou em mais três produções de sucesso: "Os Amantes de Maria", de Andrey Konchalovskiy, "Infielmente Tua", de Howard Zieff, e "Um Hotel Muito Louco", de Tony Richardson.

Durante a década de 1990, Nastassja apareceu em vários filmes americanos, voltando a trabalhar na Alemanha, com Wim Wenders, em “Tão Longe, Tão Perto” (1993), vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, um filme que traz de volta à Terra o grupo de anjos do clássico "Asas do Desejo".

Esta será uma oportunidade rara que o Petra Belas Artes proporciona para você (re)ver na tela grande quatro grandes filmes com uma atriz que é um nome essencial na história do cinema contemporâneo.

E o melhor: para encontrar Nastassja, você não precisa atravessar o deserto do Texas, como fez Harry Dean Stanton. Basta atravessar a rua da Consolação para chegar no cinema de rua mais amado de São Paulo!

VEM AÍ:

De 28 de janeiro a 03 de fevereiro, no Petra Belas Artes, será a vez da “Mostra de Cinema Tcheco”, que reunirá cinco filmes essenciais de uma das filmografias mais sólidas e importantes do século XX: “Viagem ao Fim do Universo” (1963), de Jindrich Polák, obra que influenciou clássicos da ficção científica, como "2001", "Star Trek", "Guerra nas Estrelas" e "O Planeta dos Macacos"; “Iluminação Íntima” (1965), de Ivan Passer, considerada uma das obras mais importantes do cinema produzido na República Tcheca dos anos 1960; “Trens Estreitamente Vigiados” (1966), de Jirí Menzel, primeiro longa do diretor, vencedor do Oscar 1968 de Melhor Filme Estrangeiro; “O Baile dos Bombeiros” (1967), de Milos Forman, indicado ao Oscar 1969 de Melhor Filme Estrangeiro, foi também o primeiro filme colorido do diretor; e “Marketa Lazarová” (1967), de Frantisek Vlácil, considerado o melhor filme tcheco de todos os tempos, de acordo com uma pesquisa de 1998 realizada por cineastas e críticos da República Tcheca e Eslováquia.

Estrelado por Liam Neeson e Kate Walsh, LEGADO EXPLOSIVO estreia nos cinemas nacionais dia 7 de janeiro

legadoexplosivofoto.jpg

Estrelado por Liam Neeson e Kate Walsh, Legado Explosivo chega aos cinemas nacionais em 7 de janeiro de 2021. O longa, que conta com direção de Mark Williams, já é um verdadeiro sucesso internacional, tendo alcançado, até o momento, o primeiro lugar por duas semanas consecutivas nas bilheterias norte-americanas. “Nossa crença era que lançar um filme para agradar o público, como Legado Explosivo, neste momento, geraria o boca-a-boca positivo necessário para impulsionar o filme com sucesso por muitas semanas. Estas duas semanas seguidas como número 1 em bilheteria confirmam essa crença”, afirmou Tom Ortenberg, presidente da Open Road, distribuidora internacional do longa.


Sinopse

Tom (Liam Neeson) é conhecido como uma lenda entre os criminosos, mas tudo muda quando ele se apaixona por Annie (Kate Walsh) e decide deixar seu legado no crime para trás. Disposto a mudar de vida, Tom aceita se entregar para a polícia em troca de uma sentença reduzida, mas ele não imaginava que seria enganado por agentes corruptos do FBI que o obrigarão a fazer justiça com as próprias mãos.

Tom (Liam Neeson) é conhecido como uma lenda entre os criminosos, mas tudo muda quando ele se apaixona por Annie (Kate Walsh) e decide deixar seu legado no c...

Novidades do BELAS ARTES À LA CARTE no mês de Janeiro

alacartenews.jpg

Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de JANEIRO

Além do catálogo cheio de filmes incríveis, plataforma traz estreias toda semana e tudo por apenas R$ 9,90 por mês

ESTREIAS 7 DE JANEIRO

Psicosíssimo (Psycossisimo)

Itália, 1961, 92min

Direção: Steno

Elenco: Ugo Tognazzi, Raimondo Vianello, Edy Vessel

Sinopse: Ugo e Raimondo, dois atores sem dinheiro, mostram a um produtor a cena de um filme fingindo matar Marcella, a esposa de Ugo. Os dois, no entanto, são vistos por Arturo, que os considera dois autênticos assassinos e os contrata para matar sua esposa Annalisa. Annalisa, por sua vez, trama a morte de seu marido. Além disso, Marcella está com inveja da viúva Scarponi, que também está apaixonada por seu marido, Ugo, e quer matar o suposto amante de Ugo. Alguém será capaz de completar seus planos diabólicos e escapar da polícia?

Curiosidades: Esta comédia policial é uma paródia de "Psicose", de Alfred Hitchcock. O diretor italiano Stefano Vanzina (1917–1988), que assinava com o pseudônimo Steno, realizou uma série de comédias populares, muitas vezes estreladas por Toto ou Bud Spencer. Além de diretor e roteirista, Steno também foi um talentoso cartunista.

Charada (Charade)

EUA, 1963, 113min, 14 anos

Direção: Stanley Donen

Elenco: Cary Grant, Audrey Hepburn, Walter Matthau

Sinopse: Romance e suspense acontecem em Paris, quando uma mulher é perseguida por vários homens que querem uma fortuna que seu marido assassinado roubou. Em quem ela pode confiar?

Curiosidades: Indicado ao Oscar 1964 de Melhor Canção Original (Henry Mancini e Johnny Mercer). Devido ao suspense, à presença de Cary Grant, à estrutura do roteiro e às frequentes reviravoltas da trama, muitas pessoas acreditam se tratar de um filme de Alfred Hitchcock, uma confusão que levou muitos fãs a chamá-lo de "o melhor filme de Hitchcock, que Hitchcock jamais fez". Segundo Audrey Hepburn, a cena em que ela derrama sorvete no terno de Cary Grant foi inspirada em um acidente real, quando ela derramou vinho tinto no terno dele em um jantar.

Dalida (Dalida)

França, 2016, 127min, 12 anos

Direção: Lisa Azuelos

Elenco: Sveva Alviti, Riccardo Scamarcio, Jean-Paul Rouve

Sinopse: Baseado na história verídica do aclamado ícone da música "Dalida", nascida no Cairo, que ganhou fama nos anos 50, cantando em francês, espanhol, árabe, hebraico, alemão, italiano, tocando no premiado filme de Youssef Chahine "Le Sixième Jour", e que mais tarde cometeu suicídio em 1987 em Paris, depois de vender mais de 130 milhões de discos em todo o mundo

As quatro irmãs (Little Woman)

EUA, 1933, 115min

Direção: George Cukor

Elenco: Katharine Hepburn, Joan Bennett, Paul Lukas

Sinopse: Durante a Guerra Civil Americana, um painel da vida de quatro irmãs que tem como chefe da família a mãe, pois o pai está lutando com as tropas. A situação financeira da família é precária. Elas são ajudadas por um rico vizinho e seu tutor, mas mesmo assim existem limites nestes tempos difíceis. O tutor se casa com uma das irmãs, mas o jovem e rico vizinho é rejeitado por outra, que decide partir sozinha para Nova York mas retorna quando sua irmã, que já tinha estado gravemente enferma, volta a piorar de maneira assustadora.

ESTREIAS 14 DE JANEIRO

Festival - MY FRENCH FILM FESTIVAL

De 15 de janeiro a 15 de fevereiro

ESTREIAS 21 DE JANEIRO

As oito vítimas (Kind hearts and Coronets)

Reino Unido, 1949, 106min

Direção: Robert Hamer

Elenco: Dennis Price, Alec Guinness, Valerie Hobson

Sinopse: Na véspera de sua execução, Louis (Dennis Price), condenado à morte, começa a recordar toda sua vida. Tudo começou quando sua mãe, uma bela jovem que pertencia à aristocracia, decidiu fugir de casa e se casar com um cantor de ópera. Ela logo ficou viúva, mas continuou sendo rejeitada pela família, que sequer permitiu que ela fosse enterrada no mausoléu da família anos mais tarde. Revoltado, Louis jurou vingar-se de todo o clã e recuperar seu título de nobreza.

Quanto mais frio melhor (A noi piace freddo...!)

Itália, 1960, 110min

Direção: Steno

Elenco: Ugo Tognazzi, Yvonne Furneaux, Raimondo Vianello

Sinopse: Um relato cômico dos acontecimentos em Roma em 1943, quando o exército aliado e os guerrilheiros lutaram contra os nazistas.

A árvore dos frutos selvagens (Ahlat Agaci)

Turquia, 2018, 188min, 14 anos

Direção: Nuri Bilge Ceylan

Elenco: Dogu Demirkol, Murat Cemcir, Bennu Yildirimlar

Sinopse: Sinan é um jovem apaixonado por literatura que sempre sonhou em se tornar um grande escritor. Ao retornar para o vilarejo em que nasceu, ele faz de tudo para conseguir juntar dinheiro e investir na sua primeira publicação. O problema é que seu pai deixou uma dívida que atrapalhará os seus planos.

Curiosidades: O roteiro escrito pelo diretor Nuri Bilge Ceylan, como de costume, traz citações da obra de grandes nomes da literatura, entre eles Anton Chekhov e Fyodor Dostoevsky. A cidade turca Çanakkale, onde a história se passa, é também onde o diretor Nuri Bilge Ceylan passou a infância. O filme recebeu 15 minutos de aplausos de pé no Festival de Cannes.

Dois homens contra uma cidade (Deux Hommes Dans La Ville)

França | Itália, 1973, 100min

Direção: Jose Giovanni

Elenco: Alain Delon, Jean Gabin, Mimsy Farmer

Sinopse: Um ex-assaltante de banco é libertado após 10 anos de prisão. Ele recebe ajuda de uma assistente social, mas é assediado por um velho policial de seu passado.

ESTREIAS 28 DE JANEIRO

O Hotel às margens do rio (Gangbyeon Hotel)

Coréia do Sul, 2018, 96min

Direção: Hong Sang-Soo

Elenco: Ju-bong Gi, Min-hee Kim e Hae-hyo Kwon

Sinopse: Um poeta de idade avançada está convencido de que vai morrer. No que podem ser seus últimos dias de vida ele arruma estadia de graça em um hotel e chama seus filhos para visitá-lo. Traída pelo homem com quem vivia, uma jovem mulher busca estadia no mesmo hotel, tendo sua vida casualmente entrelaçada nessa história.

Curiosidades: Filme inédito nos cinemas brasileiros. Ju-bong Gi ganhou melhor ator no Festival Internacional de Locarno. Sexto filme do diretor Hong Sang-soo com a atriz Kim Min-hee.

Sonho de uma noite de verão (Midsummer Nights Dream)

Reino Unido | EUA, 1968, 124min, 14 anos

Direção: Peter Hall

Elenco: Derek Godfrey, Barbara Jefford, Nicholas Selby

Sinopse: As aventuras de quatro jovens amantes, um grupo de atores amadores e suas interações com fadas vêm à tona em uma floresta iluminada pela luz da lua.

Uma cama para três (Gazon Maudit)

França, 1994, 104min

Direção: Josiane Balasko

Elenco: Victoria Abril, Josiane Balasko, Alain Chabat

Sinopse: Depois de saber das infidelidades do marido, uma dona de casa convida uma lésbica itinerante para morar com eles. Nenhuma de suas vidas será a mesma novamente.

Cavadoras de Ouro (Gold Diggers of 1933)

EUA, 1933, 97min

Direção: Mervyn LeRoy

Elenco: Warren William, Joan Blondell, Aline MacMahon

Sinopse: Um grupo de dançarinas da Broadway perde o emprego durante a Grande Depressão nos EUA. Um rico compositor resolve financiar um novo espetáculo, mas quando seu irmão ameaça o projeto, as garotas precisam dar um jeito de arrecadar dinheiro.

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Petra Belas Artes À LA CARTE:

Com acervo com curadoria, pensado para quem ama uma programação de qualidade o Petra Belas Artes À LA CARTE é uma plataforma de streaming criada no final de 2019, e que ganhou muita força, em abril de 2020, quando após 5 meses do seu nascimento, passou a oferecer um mês de gratuidade aos cinéfilos, durante a Pandemia. Desde em então, a plataforma criada pelo Belas Artes Grupo passou a ter um crescimento de pelo menos 40% ao mês, ganhando cada vez mais espaço no dia a dia dos cinéfilos.

A ideia inicial sempre foi poder levar para todo o Brasil aquilo que os cinéfilos de São Paulo tinham no Cine Petra Belas Artes, ou seja, uma programação de qualidade, com curadoria, e que tenha em seu catálogo de forma permanente, filmes que não são encontrados nas plataformas globais. Ou seja, filmes de grandes diretores, de vários países do mundo, e que fazem parte da história do cinema. Além disso, toda semana quatro novos filmes entram no “cardápio” do Petra Belas Artes À LA CARTE e não saem do ar, ou seja, eles ficam durante muito tempo disponíveis para que os assinantes possam ver e rever seus filmes preferidos. 

No Petra Belas Artes À LA CARTE o assinante encontra os filmes divididos em categorias singulares e criativas com classificações como: "cults incríveis", “mulheres maravilhosas”, "hahaha", “para roer as unhas”, "o que todo cinéfilo precisa ver antes de morrer" e "novo no cardápio", entre várias outras. Além disso, a plataforma também lança filmes de forma inédita e exclusiva como foi o caso do lançamento de “Apocalypse Now – Final Cult”, “O Hotel às Margens do Rio” de Hong Sang Soo, o brasileiro “Partida”, de Caco Ciocler, entre outros.