Filme é protagonizado por Marcelia Cartaxo
‘Tarde para morrer jovem’, de Dominga Sotomayor, ganha data de estreia: 27 de Fevereiro
Pandora Filmes apresenta seu LINE UP para 2020
Produções nacionais e longas exibidos em festivais pelo mundo estão entre os lançamentos da distribuidora no primeiro semestre
A Pandora Filmes anuncia agora os longas da distribuidora que estreiam nos cinemas brasileiros no primeiro semestre de 2020. Ainda em janeiro, dia 23, estreia o documentário ADONIRAN – MEU NOME É JOÃO RUBINATO, de Pedro Serrano. O longa é uma imersão na vida e obra de Adoniran Barbosa (1910-1982), o maior nome do samba paulista, autor de sucessos como "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca".
Exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, DE QUEM É O SUTIÃ? estreia dia 20 de fevereiro. A comédia alemã, dirigida por Veit Helder, acompanha o maquinista Nurlan em sua última viagem antes de se aposentar. No caminho, o trem esbarra em um varal e derruba um sutiã azul. Temendo dias solitários, Nurlan embarca em uma jornada: encontrar a dona da peça íntima. Assim, ele conhece várias mulheres e pede para que elas experimentem o sutiã —para a fúria de uma porção de maridos.
Produzido pela brasileira RT Features, de Rodrigo Teixeira, TARDE PARA MORRER JOVEM, de Dominga Sotomayor, rendeu à diretora chilena o prêmio de Melhor Direção no Festival de Locarno 2018, sendo a primeira mulher a recebê-lo. Na trama, com a volta da democracia ao Chile nos anos 1990, um grupo de famílias que vive em uma comunidade isolada aos pés dos Andes busca construir um novo mundo distante dos excessos urbanos, enquanto acompanha o amadurecimento das crianças e adolescentes num novo momento do país. A estreia está prevista para 27 de fevereiro.
FOTOGRAFAÇÃO, de Lauro Escorel, foi exibido no Festival É Tudo Verdade de 2019, e estreia no circuito no início de março. O filme passeia pela história da fotografia brasileira. O impacto dos avanços tecnológicos é analisado através da perspectiva daqueles que vivem os prazeres e obstáculos da profissão. Em uma sociedade cada vez mais conectada, onde as informações surgem por uma demanda quantitativa, a digitalização do ofício do fotógrafo torna-se praticamente uma ameaça.
Com estreia apontada para o dia 12 de março está o longa TEL AVIV EM CHAMAS. A comédia foi exibida no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, na seção Orizzonti, onde o protagonista Kais Nashef ganhou o prêmio de Melhor Ator, além de ter sido o filme escolhido para representar Luxemburgo na corrida para Oscar 2020. O filme acompanha Salam (Kais Nashif), um jovem palestino ambicioso e sonhador que se torna um escritor de novela de maneira ocasional, após um encontro com um soldado israelense que passa a aconselhá-lo sobre os roteiros do programa. Sua carreira criativa começa a crescer cada vez mais, até que os patrocinadores palestinos da novela exigem que o final da história acabe de maneira inesperada.
Exibido em diversos festivais internacionais, O PAI (The Father), de Kristina Grozeva e Petar Valchanov, estreia dia 19 de março. Um drama familiar sobre a dificuldade de nos conectarmos com aqueles que estão mais próximos. Quando no funeral de sua esposa, uma mulher diz ter recebido uma ligação da falecida, um homem procura a ajuda de um famoso médium para entrar em contato com ela, mesmo a contragosto de seu filho.
Depois de "Um Homem, Uma Mulher" e "Um Homem, Uma Mulher: 20 Anos Depois", o diretor e roteirista Claude Lelouch traz novamente Jean-Louis Trintignant e Anouk Aimée nos papéis de Anne e Jean-Louis em OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA (The best years of a life) que estreia nos cinemas brasileiros no dia 9 de abril. Exibido na seleção oficial do Festival de Cannes, o longa revive os anos de relacionamento do casal, que envelheceu lado-a-lado, mantendo o amor e a admiração recíprocos desde a juventude.
NEW LIFE S.A., de André Carvalheira, que fez sua estreia no 51º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, retrata como a especulação imobiliária potencializa as desigualdades sociais. Um jovem arquiteto bem-sucedido acredita que pode mudar o mundo e as relações entre os indivíduos e a sociedade por meio de sua profissão. Mas, no comando da construção de um novo condomínio de luxo é ajudado por seu sogro que garante regalias ao genro às escuras: o empreendimento é construído graças à compra de políticos e juízes, à desocupação de habitantes pobres da região e à exploração da mão de obra barata. Estreia prevista para final de abril.
MONOS, de Alejandro Landes, filme escolhido pela Colômbia para tentar uma vaga no Oscar, estreia dia 7 de maio. Em meio a armas e apelidos de guerra, soldados adolescentes, que fazem parte de um grupo rebelde chamado "A Organização", ocupam uma ruína abandonada no topo de uma montanha, onde eles treinam e mantêm uma engenheira americana refém. Mas depois de um ataque, eles são obrigados a abandonar o local e a "brincadeira" acaba para o jovem bando.
PREVISTOS PARA O 2º SEMESTRE DE 2020:
Novo longa de Marcos Prado, MACABRO, é inspirado na história real de Ibrahim e Henrique de Oliveira, os "Irmãos Necrófilos", que nos anos 90 foram acusados de brutais assassinatos de oito mulheres, um homem e uma criança, na Serra dos Órgãos, em Nova Friburgo, região serrana do Rio de Janeiro. O filme participou da seleção oficial da 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do Festival do Rio.
Coprodução da brasileira Gullane, com Itália, França e Alemanha, O TRAIDOR é dirigido por Marco Bellocchio e traz no elenco Maria Fernanda Cândido e Pierfrancesco Favino. O filme, que fez sua estreia mundial no Festival de Cannes, é baseado na história real de Tommaso Buscetta e conta a trajetória do mafioso, o primeiro do alto escalão a se transformar em informante no caso do Maxi-Processo contra a Cosa Nostra.
Primeiro longa-metragem de ficção do diretor pernambucano Marcelo Brennand, o filme CURRAL mostra os bastidores de uma campanha eleitoral para vereador no Agreste de Pernambuco e conta com grande elenco: Tomaz Aquino, Rodrigo Garcia e Carla Salle.
SOBRE A PANDORA FILMES
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem "The Square – A Arte da Discórdia", de Ruben Östlund, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e "O Apartamento", de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Gustavo Steinberg, Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Roberto Moreira, Beto Brant, Fernando Meirelles, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa e Gabriela Amaral Almeida. Entre os próximos lançamentos, destacam-se "Greta", de Armando Praça; "O Traidor", de Marco Bellocchio, coprodução nacional, que concorre a Palma de Ouro em Cannes; e "O Caso Morel" de Suzana Amaral.
Em 2019, a distribuidora criou o projeto Caixa de Pandora que visa programar filmes premiados, escolhidos através de uma cuidadosa curadoria para serem exibidos em salas comerciais da rede Cinépolis, em 25 cidades do Brasil.
'De quem é o sutiã?', de Veit Helmer, estreia no Brasil dia 20 de fevereiro
CCBB-SP recebe Mostra de Anime com apresentação de clássicos da Cinematografia Japonesa
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL SÃO PAULO RECEBE MOSTRA DE ANIME COM APRESENTAÇÃO DE CLÁSSICOS DA CINEMATOGRAFIA JAPONESA
Mostra "ANIME: O Fantástico mundo das animações japonesas" acontece de 12 a 24 de fevereiro de 2020 em São Paulo
A mostra ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS chega ao Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, de 12 a 24 de fevereiro, com exibição de filmes e debates gratuitos. Os ingressos para as sessões devem ser retirados na bilheteria a partir de uma hora antes.
A mostra, realizada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, apresentada pelo Ministério da Cidadania e pelo Centro Cultural Banco do Brasil e com patrocínio do Banco do Brasil, vai celebrar a cultura japonesa e o legado dos animes na história da animação mundial. Serão exibidos 15 filmes, clássicos e animações premiadas, de ação, aventura, ficção científica e comédia
Esta é uma oportunidade única para o público paulistano se aprofundar nesta arte, que encanta crianças e adultos e reúne centenas de fãs. A curadora Juliana Melo ressalta que "a Mostra ANIME: O Fantástico Mundo das Animações Japonesas propõe um panorama da produção de longas-metragens anime. Com uma mistura de clássicos conhecidos do público e referenciados no mundo, como "Ghost in the Shell: o Fantasma do Futuro" e "Akira", títulos de diretores consagrados, como "Vidas ao Vento", de Hayao Miyazaki, e "Paprika", de Satoshi Kon, além de obras populares baseadas em franquias de videogames e mangás, a mostra explora a diversidade dessas fantásticas animações".
Além das exibições, haverá um debate sobre o filme "As Memórias de Marnie, ancestralidade e solidão" com a crítica de cinema, roteirista e jornalista cultural Lorenna Montenegro no dia 19/02, após a sessão (que terá legenda descritiva) do filme que começa às 18h. O filme, uma das últimas produções do renomado Estúdio Ghibli, foi indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016 e recebeu diversos prêmios em festivais pelo mundo.
Já no dia 21/02 o debate será sobre a obra "Akira" com Cinthia Saty Fuji, ilustradora, quadrinista e artista de desenvolvimento visual para animação, curtas e longas, também após a sessão das 18h. "Akira", de Katsuhiro Ôtomo, marcou uma geração quando foi lançado no final dos anos 1980, ao extrapolar as barreiras orientais e dos fãs e apresentar para o mundo a arte do anime. Na história, dois adolescentes de uma gangue de Tóquio acabam envolvidos em um projeto ultrassecreto do governo.
A mostra ANIME: O FANTÁSTICO MUNDO DAS ANIMAÇÕES JAPONESAS tem curadoria e idealização de Juliana Melo e produção da Villa-Lobos Produções.
Com Maeve Jinkings, 'Açúcar' ganha data de estreia no cinemas: 30 de janeiro de 2020
'Adoniran – Meu nome é João Rubinato', do diretor Pedro Serrano, estreia no dia 23 de janeiro, próximo ao aniversário de São Paulo
O filme "ADONIRAN – MEU NOME É JOÃO RUBINATO", de Pedro Serrano, acompanha vida e a obra de Adoniran Barbosa (1910-1982), o maior nome do samba paulista, autor de sucessos como "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca"
Sinopse:
Adoniran Barbosa, autor de sucessos como "Trem das Onze" e "Saudosa Maloca", carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.
Ficha técnica:
ADONIRAN – MEU NOME É JOÃO RUBINATO
Direção e Roteiro: Pedro Serrano
Produção: Cao Quintas, Cassio Pardini, Pedro Serrano, Frederico Lapenda
Pesquisa: Pedro Serrano e Christian Grinstein
Fotografia: David Rossetto e Pedro Serrano
Montagem: Christian Grinstein, Gabriel Peixoto, Pedro Serrano
Desenho de Som: Danilo Chen
Música Original: Arthur Decloedt
Trilha Sonora: Rafael Benvenuti
Produção executiva: Jacqueline Manzini
Produtora: Latina Estúdio e Nation Filmes
Co-produção: Canal Brasil
Distribuição: Pandora Filmes
País: Brasil
Ano: 2018
Duração: 92 min.
Classificação: livre
SOBRE O DIRETOR
Pedro Serrano é diretor e roteirista.
Seu primeiro documentário, "Luto em Luta", um libelo contra a violência no trânsito ganhou Melhor Longa-metragem no 1ºMobfilm.
Seu curta-metragem "Dá Licença de Contar", baseado na obra de Adoniran Barbosa, foi exibido em diversos festivais nacionais e internacionais e venceu os prêmios: Melhor Filme – Júri da Crítica no 43º Festival de Gramado; Premio Canal Brasil de Curtas no 43º Festival de Gramado; Melhor Filme – Júri Popular no Festival de Internacional de Curtas e Documentários de Bilbao (ZINEBI 57) ; Melhor Curta-Metragem no Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas; Melhor Direção de Arte na Mostra SESC do Cinema Paulista; Premio CineB do Cinema Brasleiro.
Seu último documentário "Adoniran, Meu Nome é João Rubinato" abriu o É Tudo Verdade 2018 e venceu Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora no 13º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro.
Atualmente trabalha desenvolvendo novos projetos de longa-metragem.
SOBRE A NATION FILMES
A Nation é uma produtora brasileira independente de entretenimento e publicidade que desenvolve, co-financia e comercializa suas produções audiovisuais originais, eventos culturais e exposições. Entre os principais projetos de seus sócios estão: • "Avengers - Guerra Infinita" (2018) produção executiva das filmagens no Brasil. • "Amazon Adventure 3D" (2017) IMAX, coprodução Brasil-Inglaterra-Canada, exibido nos principais museus do mundo • "Steve Jobs - O Visionário" Exposição em São Paulo (MIS) e Rio de Janeiro (Píer Mauá). • Trem das Onze - Uma Viagem pelo Mundo de Adoniran", exposição no Farol Santander, • "Missão Pet" série com Alexandre Rossi no NatGeo • "Back Track" série no canal VH1. • "Rosa Morena" longa metragem em coprodução com Dinamarca, lançado em 22 países, Melhor Filme – escolha do público na Mostra Internacional de SP, Melhor Filme Cinequest EUA, Festival Int. de Marrocos, entre outros.
Atualmente a Nation faz a produção executiva de um webreality e produz uma serie de tv além de filmes publicitários e clipes. Para 2020 desenvolve dois longas, uma serie, um documentário e duas exposições. A Nation investe em produtos comerciais e novos talentos. www.nationfilmes.com
SOBRE A LATINA ESTUDIO
Atuando no mercado de entretenimento desse 2008, a Latina Estudio conta em seu line-up com coproduções exibidas e premiadas em diversos festivais globais, dentre eles: Tony Manero (Melhor filme em Havana, Turim e Varsóvia) e Post Mortem ( Melhor Filme em Cartagena, Competição Oficial em Veneza), ambos do chileno Pablo Larraín; Garcia (Melhor Filme 100% Colômbia em Cartagena, melhor atriz em Gramado), do colombiano Chepe Rugeles; Esteros (Melhor Filme da Crítica em Gramado; Direção em Gramado), do argentino Papu Curoto. Em 2019, a Latina Estudio assina os filmes Jorginho Guinle, Só Se Vive Uma Vez, de Otávio Escobar e Laços, Turma da Mônica, de Daniel Resende. Tendo participado em todas as ações transmídia do projeto Adoniran Barbosa (curta-metragem Dá Licença de Contar, Programa de TV com as inéditas Se Assoprar Eu Posso Acender de Novo, exposição Trem da Onze), em 2020 assina também a produção do documentário Adoniran, Meu Nome é João Rubinato.
SOBRE A PANDORA FILMES
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem "The Square – A Arte da Discórdia", de Ruben Östlund e "Parasita", de Bong Joon Ho, ambos ganhadores da Palma de Ouro do Festival de Cannes.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Gustavo Steinberg, Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Roberto Moreira, Beto Brant, Fernando Meirelles, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Armando Praça e Gabriela Amaral Almeida.
Em 2019, a distribuidora criou o projeto Caixa de Pandora que visa programar filmes premiados, escolhidos através de uma cuidadosa curadoria para serem exibidos em salas comerciais da rede Cinépolis, em 20 cidades do Brasil.
'Mosquito' de João Nuno Pinto, coproduzido pela brasileira Delicatessen Filmes, é o filme de abertura do Festival de Roterdã
Dirigido por Maria Clara Escobar, 'Deslembro', está na competição oficial do Festival de Roterdã
'Segundo Tempo', de Rubens Rewald, estreia na Mostra Novos Rumos Hors Concours do Festival do Rio
Premiado em Cannes, 'O Farol', de Robert Eggers, estreia em circuito comercial em 2 de janeiro de 2020
Destaque no Festival de Berlim, 'Deus é mulher e seu nome é Petúnia' estreia em 26 de dezembro nos cinemas
Filmagens do longa 'La Teoria de Los Vitrios Rotos' são realizadas no Uruguai
‘A Vida Invisível’, de Karim Aïnouz, é indicado ao Spirit Awards, o principal prêmio do cinema independente
‘O Farol’, de Robert Eggers, recebe 5 indicações ao Spirit Awards
Surpreendente documentário ‘Diante dos Meus Olhos’, de André Félix, estreia nos cinemas dia 5 de dezembro
CCBB-DF recebe mostra de animações da DreamWorks
FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO exibe os grandes sucessos do estúdio, de 3 a 22 de dezembro, com ingressos gratuitos
Um dos mais importantes estúdios cinematográficos do mundo ganha uma retrospectiva em comemoração aos seus 25 anos e à revolução que provocou na história da animação, pelas suas técnicas e personagens inesquecíveis. De 3 a 22 de dezembro, FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO exibirá, no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília, 37 longas-metragens produzidos pela DreamWorks Animation – uma seleção de filmes que vai de "FormiguinhaZ" (1998) a "Abominável" (2019). Tudo com entrada franca! O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil.
A DreamWorks produziu inúmeros sucessos e filmes que se tornaram clássicos. Em 2001, eles foram os responsáveis por uma grande reviravolta no mundo da animação. Uma criatura verde, asquerosa e sem modos se tornou um dos seres mais amados do planeta. "Shrek" encantou a todos com uma história sarcástica envolvendo o universo dos contos de fadas. A animação dirigida por Andrew Adamson e Vicky Jenson foi apresentada em competição no Festival de Cannes e conquistou o primeiro Oscar de Animação da história do estúdio, desbancando a Disney que concorria com "Monstros S.A".
Além dos filmes, a mostra promoverá um debate com o tema "Dando voz a personagens animados", com o ator dublador Mario Jorge, a crítica de cinema Cecília Barroso e mediação do curador Breno Lira Gomes, no dia 13 de dezembro (horário a confirmar). Também serão realizadas duas exibições na área externa do CCBB, em uma estrutura geodésica, climatizada. As sessões dos recentes sucessos "Como Treinar Seu Dragão 3" e "Abominável" serão no dia 15 de dezembro, às 17h e às 19h, com entrada gratuita.
Haverá ainda três sessões especiais com recursos de acessibilidade, dos filmes "Madagascar" (legenda descritiva, data e horário a confirmar), "Shrek" (audiodescrição, data e horário a confirmar) e "Como Treinar o seu Dragão" (interpretação em LIBRAS, data e horário a confirmar), além de uma Sessão BB Azul de Cinema (data e horário a confirmar), voltada para crianças autistas, durante a qual a sala não fica lotada, não há trailers, o som é mais baixo, as luzes ficam ligadas e as crianças têm liberdade de sair e entrar no ambiente durante o filme, contanto que estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis.
FÁBRICA DE SONHOS – MOSTRA DE ANIMAÇÃO apresenta ao público a trajetória do estúdio criado por três nomes poderosos de Hollywood: Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen, que conseguiu driblar o começo abaixo das expectativas e promoveu uma mudança nos parâmetros dos filmes de animação realizados até então. "Com produções que usam e abusam de citações ao universo pop, tendo no time de dubladores nomes de peso da indústria do cinema norte-americana, como Woody Allen, Michelle Pfeiffer, Mel Gibson e Kenneth Branagh, a DreamWorks é hoje um dos principais estúdios de animação do planeta, criador de vários sucessos elogiados pela crítica e reconhecidos pelo público como ‘Shrek’, que rendeu três continuações, ‘Madagascar’, ‘Kung Fu Panda’ e ‘Como Treinar Seu Dragão’", comenta o curador da mostra Breno Lira Gomes.
A DreamWorks Animation produziu ainda "O Príncipe do Egito", primeira animação em 2D do estúdio, que venceu o Oscar de Melhor Canção, "A Fuga das Galinhas", animação em stop-motion de maior bilheteria até hoje, "Os Sem Floresta", adaptação dos quadrinhos criados por Michael Fry e T. Lewis para a United Media, e "As Aventuras do Capitão Cueca", inspirado na série de livros infantis escrita por Dav Pilkey, entre muitos outros títulos que conquistaram crianças e adultos.
As pessoas que juntarem cinco ingressos de diferentes sessões ganham um catálogo produzido especialmente para a mostra com fotos, fichas técnicas, filmografia e textos inéditos.
SERVIÇO
FÁBRICA DE SONHOS - MOSTRA DE ANIMAÇÃO
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Breno Lira Gomes
Produção: BLG Entretenimento
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Data: de 3 a 22 de dezembro
Ingressos: gratuitos (senhas distribuídas uma hora antes do início da sessão)
Programação em: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/distrito-federal/